Rui Lages apresentou a sua candidatura à presidência da Câmara de Caminha na passada sexta-feira à noite. O atual presidente da Câmara é o cabeça de lista à Câmara, João Domingues à Assembleia Municipal e José Meira o mandatário.
O candidato iniciou o seu discurso com uma alusão ao incidente da noite (a queda do plasma quando discursava o deputado Pedro Delgado Alves) referindo que até podia cair o Carmo e a Trindade ou mesmo a Torre do Relógio que ele estaria sempre de peito aberto para defender Caminha. No discurso de apresentação da sua candidatura, Rui Lages fez um balanço dos últimos 4 anos da governação socialista da qual fez parte, referindo que cumpriu tudo aquilo que prometeu aos caminhenses.
Se vencer as próximas eleições autárquicas, o candidato socialista promete uma ligação fluvial entre Caminha e La Guardia, mais habitação, mais economia e emprego, a criação de uma residência artística na Casa Ventura Terra na freguesia de Seixas, entre outras.

Rui Lages apresentou-se aos apoiantes que encheram a Praceta do Rebelinho como um homem de Caminha onde nasceu e foi criado, e disse que a sua candidatura à Câmara, mais do que um dever político era uma declaração de amor à sua terra.
Lages recordou de seguida o dia em que tomou posse como presidente da Câmara em substituição de Miguel Alves que entretanto tinha saído para assumir funções no Governo, referindo que cumpriu tudo o que prometeu na altura. Uma das promessas que recordou foi a redução da dívida da autarquia.

De seguida, Rui Lages destacou a redução de impostos e a aposta nas freguesias.
No seu discurso, Rui Lages fez ainda questão de salientar que nos últimos 4 anos o PS não esteve em piloto automático, mas sim em ação constante, onde era preciso e com trabalho, um trabalho que quer continuar nos próximos quatro anos.
Os próximos 4 anos serão segundo Rui Lages decisivos e por isso os desafios serão muitos. Mais habitação, mais economia e emprego com o alargamento da zona empresarial da Gelfa e a construção de mais áreas empresariais, mais apoio à agricultura e à pesca e uma aposta grande na cultura são algumas das áreas onde o partido socialista promete intervir.
No que toca a infraestruturas públicas, o candidato selou alguns compromissos para os próximos 4 anos, prometendo entre outras, uma ligação fluvial entre Caminha e La Guardia; a requalificação de alguns espaços públicos do concelho como é o caso do Parque 25 de Abril em Caminha ou a Praça da República em Vila Praia de Âncora; a expansão da rede de saneamento; a reabilitação da Escola Básica de Caminha e o aumento da resposta de creches no concelho.

Rui Lages deixou ainda a promessa de continuar a baixar os impostos.
O candidato do PS terminou a sua intervenção dirigindo-se aos homens e às mulheres que o acompanham que apelidou de os melhores dos melhores.

Para a Assembleia Municipal, o Partido Socialista aposta para cabeça de lista no independente João Oliveira Domingues, que no mandato que está prestes a terminar exercia já o cargo de deputado naquele órgão, pela bancada do PS.
Às freguesias, PS apresenta candidatos socialistas e apoia candidaturas independentes
Na última sexta feira foram também apresentados os cabeças de lista às Juntas de Freguesia. O Partido Socialista apresenta candidatos em 11 freguesias e apoia três candidaturas independentes.

















