8.2 C
Caminha Municipality

Distrito: PSD conquista câmaras ao PS e lidera a maioria dos concelhos de Viana do Castelo

Data:

O PSD conquistou duas câmaras ao PS no distrito de Viana do Castelo, passando agora a liderar em cinco das 10 autarquias, ao passo que os socialistas têm a presidência de quatro autarquias e o CDS-PP de uma.

A eleição de um vereador do Chega na Câmara de Viana do Castelo e a perda de representação da CDU (PCP-PEV) na mesma autarquia são outras das alterações saídas das eleições de domingo.

O concelho de Viana do Castelo manteve-se nas mãos do PS, que continua com cinco elementos no executivo, após a reeleição de Luís Nobre para um segundo mandato com 42,76% dos votos.

O PSD/CDS-PP, que escolheu Paulo de Morais para encabeçar a lista, vai ter três lugares no executivo (os mesmos conquistados em 2021), após alcançar 28,02% dos votos.

A CDU (PCP/PEV), que mantinha um vereador na Câmara de Viana do Castelo, ficou agora sem representação na autarquia, e o Chega elegeu um vereador.

A coligação PSD/CDS-PP venceu na Câmara de Melgaço, que estava nas mãos do PS desde 1982, elegendo Albano Domingues e mais dois vereadores, com 53% dos votos, ao passo que os socialistas, com 40,77% dos votos, ficam com dois eleitos no executivo.

Também em Caminha, a coligação PSD/CDS-PP/PPM, liderada por Liliana Silva, tirou o PS do poder, alcançando quatro mandatos e 43,34% dos votos.

O PS foi derrotado por 30 votos: o candidato Rui Lages, que substituiu o presidente Miguel Alves quando este foi para o Governo, teve 43,05% dos votos, elegendo três vereadores.

Mantém-se igualmente nas mãos do PS as autarquias de Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura.

Em Valença, o socialista José Manuel Carpinteira foi eleito para um segundo mandato, desta vez com maioria absoluta.

O PS conseguiu em Valença cinco mandatos (mais dois do que em 2021), com 58,95% dos votos e o PSD elegeu dois vereadores, com 27,13%.

Paredes de Coura continua a ter liderança socialista com a vitória de Tiago Cunha, até agora vice-presidente da autarquia.

O executivo mantém a composição saída de 2021, com quatro eleitos pelo PS (61,39% dos votos) e um pelo PSD/CDS-PP (25,74%).

Em Vila Nova de Cerveira, a presidência da câmara mantém-se socialista, com a reeleição de Rui Teixeira para um segundo mandato, com 59,02% dos votos.

O PS mantém três representantes no executivo e o PSD, com 30,05% dos votos, elegeu dois.

O PSD, para além de conquistar Melgaço e Caminha, manteve o poder nas autarquias de Monção, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. 

Em Monção, a vitória do PSD foi de 66,47%, o que permitiu eleger seis mandatos (mais um do que em 2021) e 66,47% dos votos.

O PS perdeu um vereador em Monção, ficando agora com um, após ter 22,14% dos votos.

Em Ponte da Barca, Augusto Marinho, pelo PSD/CDS-PP, foi eleito para um terceiro mandato com 56,08% dos votos e cinco mandatos, mais um do que em 2021.

O PS elegeu dois vereadores em Ponte da Barca e ficou com 20,09% dos votos.

Os social-democratas alcançaram 58,67% dos votos (cinco eleitos, tal como em 2021) na Câmara de Arcos de Valdevez, que nunca saiu das mãos do PSD desde as primeiras eleições realizadas após o 25 de Abril de 1974.

O PS, que elegeu dois representantes em Arcos de Valdevez, teve 23,91% dos votos.

Ponte de Lima mantém-se nas mãos do CDS-PP, com Vasco Ferraz a ser reeleito para um segundo mandato, com 53,06% dos votos e cinco representantes no executivo.

O movimento Ponte de Lima Minha Terra teve 14,96% dos votos e elegeu um representante, menos um do que em 2021.

O PSD conquistou um lugar no executivo de Ponte de Lima, tal como nas anteriores eleições autárquicas.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...