11.9 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 26 Novembro, 2020
Início Distrito Caminha Autarquia de Monção diz ter sido obrigada a licenciar Continente

Autarquia de Monção diz ter sido obrigada a licenciar Continente

O município de Monção viu-se confrontado, há meia dúzia de anos, com o pedido de instalação de um hipermercado da marca Continente. O executivo camarário local, na altura liderado pelo socialista José Emílio Moreira, com Augusto Domingues como vice-presidente, licenciou a instalação dessa média superfície comercial mesmo à entrada do concelho.

Hoje presidente da Câmara do Município, Augusto Domingues diz que a autarquia local não teve outra opção, assim como não têm as outras autarquias, como é agora o caso de Caminha, que são mesmo obrigadas a licenciar negócios daquele género, quando não há questões legais a objectar.

Com uma população de cerca de 19 mil habitantes, mais 2. 500 habitantes do que o concelho de Caminha, o município de Monção tem há meia dúzia de anos um hipermercado Continente às portas da vila sede do concelho. Trata-se de uma média superfície comercial, como sublinha o presidente da Câmara.

E se há comerciantes locais que dizem ter sofrido um forte impacto na facturação provado pela abertura deste hiper, a verdade é que também há outros que dizem ter consequências benéficas. É o caso de Victor Esteves, dono de 3 pastelarias localizadas no município monçanense.

Há quem, pelo contrário, se queixe de fortes prejuízos provocados pela instalação do Continente em Monção. A mercearia de Santiago Figueiredo, localizada em Riba de Mouro, por exemplo, registou quebras na facturação na ordem dos 30 por cento.

Quabras maiores registou a Mercearia Sá, propriedade de Manuel Sá, localizada na freguesia de Barroças e Taias.

Depoimentos recolhidos para tentar perceber o impacto que a abertura de um hipermercado Continente teve no município monaçanense, fazendo, até pelo número aproximado de habitantes, o paralelismo com o concelho de Caminha, onde a Sonae pretende instalar um hipermercado Continente – Bom Dia, em Vila Praia de Âncora.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

V.N.Cerveira: Antigo Posto Fiscal da Carvalha com 12 propostas de reabilitação

Ao abrigo do Programa Revive Natureza, lançado pelo Turismo Fundos, há 12 interessados em reabilitar o Antigo Posto Fiscal da Carvalha, em Campos, para...

País: Bancos alimentares contra a fome arrancam hoje campanha de recolha de alimentos

Os Bancos Alimentares Contra a Fome iniciam esta quinta-feira a tradicional campanha de recolha de alimentos, que durará até 13 de dezembro, para “evitar...

Caminha: Número de desempregados desce ligeiramente segundo o IEFP

O número de inscritos nos Centros de Emprego voltou a baixar em alguns concelhos do Vale do Minho durante o mês de outubro, de...

Covid 19: Número de casos ativos no concelho de Caminha volta a subir

O número de casos ativos no concelho de Caminha voltou a subir e são agora 184 segundo boletim epidemiológico divulgado hoje pela Unidade Local...