12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAutarquia de Monção diz ter sido obrigada a licenciar Continente

Autarquia de Monção diz ter sido obrigada a licenciar Continente

O município de Monção viu-se confrontado, há meia dúzia de anos, com o pedido de instalação de um hipermercado da marca Continente. O executivo camarário local, na altura liderado pelo socialista José Emílio Moreira, com Augusto Domingues como vice-presidente, licenciou a instalação dessa média superfície comercial mesmo à entrada do concelho.

Hoje presidente da Câmara do Município, Augusto Domingues diz que a autarquia local não teve outra opção, assim como não têm as outras autarquias, como é agora o caso de Caminha, que são mesmo obrigadas a licenciar negócios daquele género, quando não há questões legais a objectar.

Com uma população de cerca de 19 mil habitantes, mais 2. 500 habitantes do que o concelho de Caminha, o município de Monção tem há meia dúzia de anos um hipermercado Continente às portas da vila sede do concelho. Trata-se de uma média superfície comercial, como sublinha o presidente da Câmara.

E se há comerciantes locais que dizem ter sofrido um forte impacto na facturação provado pela abertura deste hiper, a verdade é que também há outros que dizem ter consequências benéficas. É o caso de Victor Esteves, dono de 3 pastelarias localizadas no município monçanense.

Há quem, pelo contrário, se queixe de fortes prejuízos provocados pela instalação do Continente em Monção. A mercearia de Santiago Figueiredo, localizada em Riba de Mouro, por exemplo, registou quebras na facturação na ordem dos 30 por cento.

Quabras maiores registou a Mercearia Sá, propriedade de Manuel Sá, localizada na freguesia de Barroças e Taias.

Depoimentos recolhidos para tentar perceber o impacto que a abertura de um hipermercado Continente teve no município monaçanense, fazendo, até pelo número aproximado de habitantes, o paralelismo com o concelho de Caminha, onde a Sonae pretende instalar um hipermercado Continente – Bom Dia, em Vila Praia de Âncora.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares