O presidente da Câmara de Viana do Castelo veio a público, através de comunicado, aplaudir a decisão dos Governos de Portugal e de Espanha de acordar paragens do comboio Celta em Viana do Castelo, Valença e Nine.
Recorde-se que o processo de activação da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo foi espoletada em 2011 por iniciativa do autarca de Viana do Castelo e, simultaneamente, presidente do Eixo Atlântico, quando a CP queria encerrar este serviço de passageiros.
José Maria Costa regista agora que é com “natural satisfação” que, ao fim de três anos de intensos contactos com os governos regionais, nacionais e depois de reuniões com entidades comunitárias em Bruxelas, que a ligação Porto Vigo esteja incluída nas prioridades das infra-estruturas do Governo Português com financiamento garantido de Bruxelas e que o serviço rápido de ligação entre o Porto e Vigo páre também em Viana do Castelo.
O autarca sublinha que estas novas paragens vão dinamizar a actividade económica e potenciar o turismo entre as cidades do Norte de Portugal e da Galiza.