12.7 C
Caminha Municipality

Autarca de Caminha acredita que aposta no turismo náutico é solução para problemas de navegabilidade

Data:

“Economia do mar” é o nome das jornadas internacionais que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho vai levar esta semana a cabo. As jornadas integram a realização de um seminário sobre “Património e Cultura Marítima”, na Quinta-feira, no Centro de Remo de Viana do Castelo, e a Conferência “Náutica 2020”, que tem lugar no dia seguinte, Sexta-feira, em Vila Praia de Âncora.

Segundo avança fonte da CIM Alto Minho, estas jornadas inserem-se no trabalho de estruturação da fileira náutica, com especial enfoque para os aspectos relacionados com o turismo náutico, no âmbito do projecto “Centro de Mar” inserido na estratégia Alto Minho 2020.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minhos diz estar consciente da “importância determinante deste sector para o desenvolvimento sócio-económico da região”, sendo, por isso, “objectivo aprofundar o debate em torno do potencial económico do turismo náutico, através da apresentação de diversas experiências no território regional e nacional, mas também na vizinha Galiza e na região francesa de Finisterra”.

A conferência “Náutica 2020”, a realizar no dia 21, vai decorrer no edifício da Docapesca de Vila Praia de Âncora, com o presidente da Câmara de Caminha a participar nas sessões de abertura e encerramento.

Miguel Alves , em declarações à Rádio Caminha, disse acreditar que o concelho tem potencial para apostar no sector náutico, mesmo com os problemas profundos que o município enfrenta como o recorrente assoreamento da barra do porto de mar de Vila Praia de Âncora e da foz do rio Minho, que impede a entrada de barco de maior calado e a navegação do ferry-boat que faz a ligação a Espanha. Ainda assim, o autarca acredita que a náutica poderá ser um dos futuros motores de desenvolvimento do concelho.

Uma espécie de dois em um: o presidente da Câmara de Caminha pensa resolver os problemas da navegação do portinho de Vila Praia de Âncora e da foz do rio Minho apostando no sector náutico e na atracção de embarcações de recreio e dos seus tripulantes ao município.

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...