18.6 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 9 Julho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoAssociação de Triatlo quer transformar prova de Caminha em referência internacional

Associação de Triatlo quer transformar prova de Caminha em referência internacional

O Triatlo Longo de Caminha precisou de apenas dois anos para transformar-se numa das provas mais importantes da modalidade, onde este ano se decidiram os campeões nacionais. A prova foi criada pela Associação de Triatlo de Caminha, constituída por um grupo de amigos amantes de uma modalidade que reúne ciclismo, atletismo e natação.

Um dia depois de Caminha ter recebido quase 300 atletas vindos sobretudo de Portugal, mas também do resto da Europa, a Rádio Caminha recebeu os mentores desta iniciativa. Em entrevista, João Pedro revelou que uma das metas da Associação de Triatlo de Caminha é transformar esta prova numa referência internacional.

Outro dos fundadores da Associação de Triatlo de Caminha, Nuno Sousa, sublinhou os impactos que uma competição desta dimensão tem na actividade económica de um município como Caminha, que vive sobretudo do turismo.

Por essa mesma razão, o desporto outdoor vai ser uma das apostas fortes da Câmara de Caminha. A promessa foi deixada aos microfones da Rádio Caminha pelo vereador do Desporto, Rui Teixeira.

Prova terminada, a Associação de Triatlo de Caminha pensa noutros objectivos que quer concretizar ainda este ano. Uma escola de triatlo é um deles.

Jorge Duarte, com um tempo de 04: 42: 21, do Garmin Olímpico de Oeiras, e a espanhola Mar Zamuz a correr como individual, com 05: 40: 11, ganharam o II Triatlo Longo, disputado este Domingo em Caminha, e de onde saíram os campeões nacionais de triatlo longo por Grupos de Idade. No sector feminino,  como a galega Mar Zamuz não conta para o nacional, foi Ângela Fernandes, do Pedalarte Triatlo, a arrecadar o título nacional neste escalão.

A Associação de Triatlo de Caminha, que organizou a prova, conseguiu subir ao pódio com um segundo lugar na Estafetas Absoluta.

O II TRiatlo Longo de Caminha foi disputado por 270 atletas numa distância conhecida como “Half-ironman”, com natação no rio Minho, ciclismo na Serra d´Arga e corrida ao longo da Costa, entre Caminha e Vila Praia de Âncora. Foram quase dois quilómetros a nadar, 90 quilómetros a pedalar  e mais de 21 a correr.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares