O deputado da CDU, Celestino Ribeiro, dedicou a sua intervenção do período antes da ordem do dia da última Assembleia Municipal, a Vila Praia de Âncora e às comemorações do centenário da elevação de Gontinhães a vila (8 de julho) que decorrera durante o último ano. “Independentemente de qualquer crítica”, o deputado reconheceu e valorizou o trabalho de todos os envolvidos nas comemorações, salientando o facto de terem conseguido manter-se ativos durante um ano inteiro promovendo diversas iniciativas como por exemplo o banho do centenário, a semana da música, a evocação de figuras ímpares, nomeadamente a família Ramos Pereira, as conversas do centenário, entre outras.
A par destas comemorações, diz Celestino Ribeiro que era de esperar “uma maior atenção a Vila Praia de Âncora no que toca ao urbanismo”, coisa que no seu entender não aconteceu, fazendo com que aquela vila, “viva à mercê de arranjos urbanísticos avulsos e desconexos”.
O deputado deu o exemplo desses arranjos urbanísticos avulsos, a avenida 8 de julho e avenida Dr. Ramos Pereira, “onde reina a confusão”, disse.
Celestino Ribeiro lamentou que o centenário de Vila Praia de Âncora não tivesse sido aproveitado para se promover o planeamento urbanístico naquela vila que no próximo dia 8 de julho comemora 101 anos.
Depois de elogiar a comissão e todos os intervenientes nas comemorações do Centenário de Vila Praia de Âncora, Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, em resposta à intervenção de Celestino Ribeiro, disse compreender a necessidade de melhorar aquela vila no que toca ao urbanismo. O autarca acrescentou que está a trabalhar nesse sentido, dando como exemplo a obra que está a decorrer na Avenida 8 de Julho e na que pretende efetuar na Praça da República e Avenida Dr. Ramos Pereira.
Excertos da última Assembleia Municipal de Caminha, realizada na passada sexta feira, 27 de Junho, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.