10.5 C
Caminha Municipality

Assembleia Municipal de Viana aprovou plano de atividades e orçamento para 2020

Data:

A Assembleia Municipal de Viana do castelo aprovou ontem o Plano de Atividades e Orçamento para 2020, bem como dos Serviços Municipalizados e de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC). Recorde-se que, pela primeira vez, o orçamento municipal ultrapassa os 100 milhões de euros, facto que se deve essencialmente ao grande volume de investimento comparticipado por fundos comunitários, que corresponde a cerca de 21,7 milhões de euros, e pelas novas competências municipais no âmbito da descentralização da educação, que acresce ao orçamento municipal 7 milhões de euros.

As Grandes Opções do Plano para 2020 do Município de Viana do Castelo apresentam como grandes objetivos do investimento o Ambiente (Redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a Reabilitação Urbana (PEDU de Viana do Castelo), a Coesão Territorial (Desenvolvimento das Freguesias) e Educação (Requalificação de Equipamentos Escolares – Monte da Ola, Programas Educativos de Combate ao Insucesso Escolar, Desportos e Cultura para Todos).

As Grandes Opções do Plano consolidam as grandes linhas de atuação municipal, de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar.

O Plano de Investimento da Câmara Municipal, Serviços Municipalizados e Sociedade Polis Litoral Norte apresenta já um considerável número de candidaturas aprovadas, com taxa de comparticipações de 85%, nomeadamente nas candidaturas do PEDU-Reabilitação Urbana, candidaturas do POSEUR, redes de águas e águas residuais, PDCT Alto Minho 2020, eficiência energética, cultura, equipamentos sociais e equipamentos educativos.

Em 2020, Viana do Castelo vai avançar com a Agenda da Inovação (Revisão do Plano Estratégico – Viana do Castelo 2030), preparando o concelho para os novos desafios e adequando estratégias municipais para o novo quadro plurianual comunitário. O Plano Nacional de Investimentos – PNI, no documento base, prevê também a nova acessibilidade da A28 ao Vale do Neiva, a construção de uma nova ponte no Rio Lima que ligue Deocriste à Torre, unindo o nó de acesso à A27 de Nogueira com a EN 202/Deocriste, o Rebaixamento da Acessibilidade Marítima e o Terminal de Cruzeiros, apostando no desenvolvimento do Porto de Mar de Viana do Castelo e na consolidação das áreas de acolhimento empresarial.

O planeamento terá em 2020 uma grande intervenção na revisão do Plano Diretor Municipal, aprovação do Programa da Orla Costeira, na revisão dos Planos de Pormenor e na definição de novas ARU’S para Lanheses e Barroselas. Terminados os trabalhos técnicos do PIER para as veigas de Areosa, Carreço e Afife, será concluída uma proposta para adequar este território às novas realidades agrícolas e agroindustriais.

A transição energética e a eficiência energética apresentam uma opção estratégica do Município para a sustentabilidade ambiental e para a sustentabilidade energética com a concretização de diversas empreitadas e projetos neste setor.

Vai avançar a Requalificação da EB2,3 S de Monte da Ola, esperando o executivo poder também iniciar requalificação noutras escolas já identificadas para intervenções no âmbito da descentralização de competências.
O Conselho Municipal do Desporto será instalado em 2020, consolidando a cooperação entre o Município e as associações e clubes desportivos. Continuará a requalificação de equipamentos desportivos municipais, Pavilhão de Monserrate, Praça Viana e das associações/clubes do concelho.

A Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias terá em 2020 um acréscimo orçamental de cerca de 500 mil euros para permitir a concretização de projetos e ações da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesia.

O Município reforçará em 2020 os apoios às IPSS’s para garantir a boa execução das candidaturas disponíveis no PDCT para a construção e requalificação de equipamentos sociais, alicerçando a Coesão Social e a criação de novas respostas sociais às necessidades do concelho.

A política florestal e a prevenção de incêndios assumiram uma nova centralidade nacional e concelhia, na gestão florestal, na organização e meios de combate e na economia florestal e continuará a ter um papel importante não só nas intervenções próprias, mas em parceria com a CIM do Alto Minho.

A nova Entidade Gestora das Águas – Águas do Alto Minho – tem no concelho um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 6 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as taxas de cobertura.

A política de resíduos urbanos continuará a apostar na redução da deposição de biodegradáveis em aterro, bem como nos projetos de compostagem. Estas intervenções serão concertadas com os investimentos nos SMSBVC e com a Resulima.

A Polis Litoral Norte vai concluir a ciclovia do litoral, a requalificação do Portinho de Pedra Alta, a construção da nova Lota, novos armazéns de aprestos. Iniciará em 2020 as obras de proteção da erosão costeira das freguesias de Castelo do Neiva e da Amorosa Velha/ Chafé.

A valorização do património, a afirmação dos Caminhos de Santiago pela Costa, a ampliação do Museu de Artes Decorativas, o novo Centro de Memória e Imagem, a Casa do Teatro, o Fórum Cultural das Neves, o Auditório do Centro Histórico e o Museu Marítimo serão projetos que terão desenvolvimento em 2020.

A cooperação em redes e parcerias nacionais e europeias continuará nas redes de cidades e municípios com fins específicos e na revitalização da cooperação com as cidades geminadas.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...