11 C
Caminha Municipality

Argela inspira-se na vida de Santa Bárbara para fazer presépio

Data:

Na celebração de Santa Bárbara, decorrida na Paróquia de Argela, Caminha, sobressai a construção do presépio na Capela da Santa Cruz do Senhor, conhecida também por Capela de Nossa Senhora da Piedade.

A jovem Bárbara era filha de Dióscoro, rico e nobre romano, foi criada em grande solidão, pois seu pai, com receio da sociedade corrupta daquele tempo (que aliás é de todos os tempos), não lhe proporcionou o que hoje chamar-se-ia “vida social”. A solitária Bárbara tinha a natureza por companhia. O silêncio e a contemplação levou-a a questionar-se sobre a origem do universo e de toda a ordem cósmica. Os deuses pagãos da tradição familiar não lhe davam resposta às suas inquietações e foi através das criaturas que Bárbara iniciou a sua “viagem” em direcção ao Criador.

O presépio tentará espelhar a beleza da criação, com várias alusões à maravilha que é a natureza, tentando sempre que o coração se dirija para “O Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis” (Credo).​

Santa Bárbara

 Venerada na Paróquia de Santa Marinha de Argela

Na Capela da Santa Cruz do Senhor

segunda-feira – 4  de dezembro

15:30 – Confissões

16:00 – Rosário

16:30 – Eucaristia

Inauguração do Presépio

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...

Caminha e Viana do Castelo apostam na internacionalização do Grande Trail da Serra d’Arga

O Vereador de Caminha, José Leal, reuniu-se com o...