Um investimento de mais de 116 mil euros vai reconverter um dos antigos quartéis do santuário de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, em abrigo de montanha, divulgou a Câmara.
O projeto, que resulta de uma parceria entre aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo e a Confraria de Nossa Senhora da Peneda, “prevê a criação de camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e copa”.
O santuário “será dotado com um espaço que permita alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana, os turistas e os montanhistas que façam a travessia do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) ou escolham o local para prática de escalada e outras atividades de montanha”.
O abrigo de montada “vai ter capacidade para alojar 28 pessoas, repartidas por duas camaratas”.
A adjudicação da empreitada de remodelação e beneficiação do edifício destinado a abrigo de montanha, pelo valor de 116.070.00 euros foi aprovada na última reunião camarária.
Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, presidida pelo social-democrata João Manuel Esteves, o “projeto prevê aumentar a oferta ao nível do alojamento dentro da área do PNPG, contribuindo para a dinamização do turismo de natureza no concelho, bem como para a valorização do património cultural”.
O templo da Senhora da Peneda, foi elevado a santuário, em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, que morreu, em setembro, num acidente de viação.
A elevação a santuário ocorreu no ano em que se celebraram oito séculos de devoção à santa.
Datado do século XVIII, o santuário da Senhora da Peneda, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, por um grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.
No decreto assinado pelo bispo da diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira sustenta a elevação do templo a santuário com “o longo e enriquecedor percurso histórico e o valioso património espiritual, religioso e material, testemunho de assíduas e seculares peregrinações de fiéis e da profunda devoção e culto à Virgem Maria”.
Para a diocese, trata-se de “um dos monumentos marianos mais notáveis” do distrito de Viana do Castelo e, “pela sua antiguidade, dos mais venerados em todo o Alto Minho, estendendo-se o seu prestígio e influência à vizinha região autónoma da Galiza, em Espanha”.
O reconhecimento como santuário diocesano é ainda justificado pela “relevância que se estendeu a nível nacional e até internacional” do templo, sendo destacado o “fluxo de peregrinos que tem sido contínuo e ininterrupto ao longo de oito séculos, marcando de uma forma especial não só a devoção e a espiritualidade mariana do povo nortenho, mas também o próprio calendário e a organização da vida das populações, nomeadamente no início de setembro”.
Anacleto Oliveira sublinhava também “as potencialidades que este património religioso, pela sua estrutura, dimensão e infraestruturas, proporciona em ordem a uma pastoral mais dinâmica com relevo para as camadas jovens”.
Também em abril de 2020, a Câmara iniciou o processo de classificação nacional do santuário.
“Esta classificação é muito importante não só para o concelho de Arcos de Valdevez, como para toda a região, incluído a Galiza. O santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos grandes santuários marianos do Alto Minho, do Minho e da zona da Galiza”, afirmou, na ocasião à Lusa, o autarca João Manuel Esteves.
Adiantou que o objetivo da classificação passa por “valorizar todo o património, constituído pelo santuário, a escadaria, as capelas e a zona dos quartéis, dois edifícios situados na envolvente que antigamente serviam de alojamento, dar-lhe visibilidade e aumentar a atração de turistas”.
“Por outro lado, com a classificação podermos aceder a outro tipo de apoios para fazer obras de recuperação “, explicou.