O público acompanhou hoje o processo criativo dos pintores nos respetivos locais, sendo que o artista Regg Salgado esteve a dar notas especificas sobre os trabalhos no âmbito deste MurArcos 2023.
O Município arcuense realizou este festival entre 31 de julho e 5 de agosto. A primeira edição do Festival de arte urbana MURARCOS, foi dedicado às novas aplicações artísticas e criativas, em espaço público, da arte de grande dimensão em muros e superfícies exteriores, escolhendo sobretudo a zona histórica da sede do concelho e em particular o seu núcleo mais antigo, a Valeta.
A Câmara Municipal procura dinamizar a reabilitação do espaço público urbano, valorizar o património e promover a reabilitação urbana, contribuindo para a promoção do concelho e para a dinamização da atividade económica e turística.
Nesta edição foi feito convite específico a três muralistas nacionais de nova geração, cujos trabalhos colhem o maior reconhecimento da critica e do público, dentro e fora de fronteiras, sendo por tal evidentes maiores valias para este primeiro momento do MurArcos.
Daniela Guerreiro, Mariana Duarte Santos e Tiago Regg Salgado, também curador do Festival, foram assim desafiados e desafiaram os espaços e as ruelas antigas da Vila a receberem as suas criações em grande escala, verdadeiras pinturas de tela gigante, onde as personagens, as vivencias e os sítios locais foram fonte de inspiração, resultando num coletivo de intervenções que marcaram esta edição, que já tem confirmação de igual data para 2024.
Numa segunda fase, em Setembro, serão também envolvidos artistas plásticos locais para partilha de experiências, conceitos e realização de trabalhos, sendo que este ano será o artista arcuense Mutes.