A Câmara Municipal aprovou classificar o edifício do antigo Cineteatro Alameda como imóvel de interesse municipal.
O Cineteatro Alameda representa um legado de memórias e vivências como espaço de encontro da comunidade de Arcos de Valdevez. A história deste espaço, assume uma grande importância ao longo das últimas décadas como um lugar que, de várias formas, também contribuiu para a coesão social e cultural da comunidade arcuense e da região.
Quando iniciou a sua atividade em finais da década de 60 do século XX, o Cineteatro deu um contributo para o desenvolvimento cultural e económico do concelho, criando uma ligação entre o casco histórico central e o Rio Vez de forma mais efetiva, abrindo igualmente espaço a novas vivencias e dinâmicas.
Dada a sua importância para a comunidade, a Câmara Municipal lançou um concurso para a recuperação e modernização do espaço, para desenvolver projetos de criação artística e produção no território, facilitando a sustentabilidade e crescimento dentro da área das indústrias culturais e criativas.
Com a reabilitação do “Alameda – cineteatro e galeria cultural” também se está a contribuir para a reabilitação urbana e dinamização sócio cultural do concelho de Arcos de Valdevez.