O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre deslocou-se até à EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima, para inaugurar aquele que é o 1º Centro Tecnológico Especializado do Alto Minho a entrar em funcionamento. Um investimento de cerca de 1,1 milhão de euros, realizado com o apoio do PRR.
Em Arcos de Valdevez, os alunos podem agora ingressar nos cursos de Técnico/a de Informática de Gestão e Técnico/a de Informática de Instalação e Gestão de Redes, e usufruir de espaços e equipamentos com tecnologia de ponta, ao mais elevado nível.
Segundo João Esteves, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Cooperativa Epralima, este investimento foi feito com o objetivo de “contribuir para o esforço nacional e europeu de incremento na literacia, na capacitação das pessoas para a transição digital.”
“Queremos dar o nosso contributo para preparar melhor os jovens e adultos, nacionais e estrangeiros, nas novas tecnologias de informação e enfrentarem os desafios do mundo do trabalho”, afirmou, solicitando também o envolvimento de todos para a promoção e divulgação deste CTE, e todos darem o seu contributo para que as pessoas possam ser melhor preparadas para enfrentar os desafios das empresas e do concelho, da região e do País.
Criada no ano de 1999, a EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima é uma instituição sem fins lucrativos, de natureza privada, que tem como objetivo ser uma mais-valia na formação de jovens. Nesse sentido, proporciona aos seus cerca de 400 alunos um ensino profissional adequado em várias áreas.
Com polos em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima. A EPRALIMA valoriza e otimiza o potencial de recursos endógenos, revitaliza o tecido social à luz da igualdade de oportunidades, para além de contribuir para a diminuição das taxas de abandono e insucesso escolar.