19.2 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 24 Abril, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Ancornet aposta no apoio às empresas sem descurar o cliente particular

Ancornet aposta no apoio às empresas sem descurar o cliente particular

Constituída oficialmente em janeiro de 2007, portanto há mais de 10 anos, a Ancornet é uma empresa especializada em informática, web design e marketing digital, com sede em Vila Praia de Âncora.

Fundada por dois amigos que tinham como hobbie a informática e os computadores, aquele que foi uma espécie de embrião da futura empresa, começou a dar os primeiros passos em 2005 numa garagem disponibilizada por um outro amigo. Na altura eram apenas dois curiosos que se entretinham a fazer aquilo que mais gostavam e a verdade é que trabalho foi coisa que nunca faltou desde a primeira hora.

 

Dos dois sócios fundadores atualmente apenas um permanece na empresa. Trata-se do informático João Oliveira que entretanto encontrou um novo sócio, um engenheiro eletrotécnico industrial e de computadores.

O Empreende + foi a Vila Praia de Âncora conhecer melhor esta empresa cujo core business é o apoio às empresas na área da informática, como revela João Oliveira.

“O core business da nossa empresa é o apoio às empresas e assistência técnica a particulares nas nossas instalações ou nas instalações do cliente. Temos também uma outra área ligada ao web design e web marketing, enfim tudo o que está ligado ao desenvolvimento web. Fazemos portais para a internet, páginas para empresas, web marketing para empresas e vendemos vários equipamentos informáticos como por exemplo ipad, telemóveis, tablets e computadores.”

 

 

A ideia de criar uma empresa na área da informática em Vila Praia de Âncora surgiu por duas razões distintas como explica João Oliveira.

“Por um lado surgiu pela nossa paixão pela informática e depois porque desde sempre que era nossa intenção ficar aqui no concelho. Nunca quisemos sair daqui, somos apegados à terra, e portanto optamos por ficar. Foi assim que começamos a trabalhar, fomos crescendo e neste momento estamos instalados e com provas dadas”, revela.

Os clientes da Ancornet são na sua maioria do concelho de Caminha embora já tenha ido buscar alguns à zona de Viana e a outros concelhos do distrito.
As exigências cada vez maiores, principalmente ao nível da faturação, faz com que muitas empresas tenham que recorrer aos serviços de empresas como a Ancornet.

“Hoje em dia, principalmente ao nível da faturação, mesmo as empresas mais pequenas, já são obrigadas a ter um sistema de faturação certificada e a Ancornet dá todo o apoio nessa área independentemente da dimensão da empresa. A verdade é que hoje em dia todas as empresas são obrigadas a ter um software de faturação”, explica.

Mas acompanhar todas estas alterações nem sempre é uma tarefa fácil e é aqui que a Ancornet também desempenha um papel muito importante junto dos empresários.

“Notamos mais dificuldades naqueles empresários mais antigos que estavam habituados a fazer tudo de forma manual. De repente terem que alterar tudo não é fácil, principalmente no início mas com o tempo e com o nosso apoio eles habituam-se. A verdade é que na maioria das vezes o software também é bastante intuitivo e simples e as pessoas acabam por se habituar. Só para ter uma ideia neste momento existe software que pode ser utilizado com um telemóvel, estamos a falar de equipamentos muito simples que são muito utilizados por taxistas ou por vendedores ambulantes. Aqui em Vila Praia de Âncora, por exemplo, temos senhoras que andam a vender peixe na rua e que usam o nosso software com uma enorme facilidade.”

Na Ancornet trabalham 3 pessoas a tempo inteiro: um informático com especialidade em computação gráfica, um engenheiro eletrónico e um técnico de informática.
Sendo esta uma área em constante evolução, João Oliveira diz que estar atualizado é imprescindível. Tanto ele como o sócio estão sempre à procura do que vai saindo.
Paulo Gonçalves, o sócio engenheiro, não dispensa uma leitura quase diária pelas revistas da especialidade.

“Temos que estar atentos ao que se vai fazendo nesta área e bem informados para podermos aconselhar os nossos clientes sobre as melhores soluções. As coisas vão evoluindo e nós temos que estudar muito, ler muito e acompanhar porque esta área está em constante transformação”, sublinha.

Formado em engenharia eletrónica industrial e computadores, Paulo Gonçalves chegou à empresa já depois de esta estar formada.
O gosto pela informática e eletrónica surgiu no secundário quando frequentava a extinta escola Ancorensis. Gostava de computadores mas também de eletrónica e por isso decidiu enveredar por um curso que lhe permitisse trabalhar as duas vertentes. Terminado o curso e em conversa com uns amigos, soube que o João Oliveira estava à procura de um novo colaborador para o ajudar no seu projeto e foi assim que tudo começou.

“Olhe, foi como o Steve Jobs e como a Apple, também começaram numa garagem.”

Trabalho é coisa que não falta à empresa como sublinha Paulo Gonçalves.
“Graças a Deus trabalho foi coisa que nunca nos faltou nem antes nem agora. Felizmente a equipa nunca esteve parada, nunca estivemos aqui a olhar uns para os outros, temos sempre que fazer. Eu estou mais na parte das reparações eletrónicas, montagem, instalação dos computadores e assistência técnica. Digamos que o João está mais ligado às páginas web e eu mais na parte técnica, do hardware. No entanto quando é preciso o João também dá apoio técnico porque às vezes temos muito trabalho e tem que ser. Somos uma boa equipa que conta ainda com o nosso técnico Cláudio.”

 

Para além da assistência, a Ancornet dispõe também de uma loja de venda ao público de equipamentos diversos novos e também recondicionados, um mercado que segundo Paulo Gonçalves tem tido um crescimento significativo.

“Neste momento nota-se uma grande procura e temos disponíveis vários equipamentos recondicionados com custos muito mais reduzidos e com excelente desempenho. Estamos a falar de equipamentos novos que podem custar mil euros ou mais e que se conseguem por pouco mais de 200 euros. São equipamentos com garantia. É um mercado que tem crescido muito e temos vendido muito bom equipamento e barato.”

Crescer de forma sustentada sem dar os passos maiores do que as pernas é o lema desta empresa, como revela João Oliveira.

“A nossa filosofia é ir crescendo de forma sustentada, já pensamos dar alguns saltos mas as coisas têm que ser muito bem ponderadas. Estamos a crescer, vamos continuar a crescer mas passo a passo, degrau a degrau, para caso as coisas por qualquer motivo não correrem bem, a queda não ser muito grande.”

A Ancornet está situada em Vila Praia de Âncora, está aberta de segunda a sexta até às 19h30 e também ao sábado até às 13 horas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares