10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaÂncora: Praia do Forte do Cão volta a ser considerada praia zero...

Âncora: Praia do Forte do Cão volta a ser considerada praia zero poluição

A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição. A distinção foi divulgada ontem pela associação ambientalista ZERO, e traduz uma classificação de excelência, por resultar de análises realizadas em três épocas balneares sucessivas, em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica.
A própria associação reconhece que não é fácil atingir este grau de qualidade e explica que a classificação das praias é conseguida a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente: “a associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2018, 2019 e 2020), não só tiveram sempre classificação excelente como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação”.

As praias distinguidas, onde se inclui a praia caminhense, representam 8% do total das 643 zonas balneares que vão estar em funcionamento nesta época.
Recorde-se que o concelho de Caminha mantém também, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.
Este ano haverá uma nova praia, Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas, incluída oficialmente na listagem nacional de praias de banhos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares