A CIM Alto Minho vai pedir uma audiência com carácter de urgência ao Ministro da Saúde. Em causa está a possibilidade de encerramento de várias especialidades médicas no hospital de Santa Luzia, que serve os mais de 250 mil habitantes do Alto Minho.
A publicação recente de uma portaria que procurou categorizar as instituições hospitalares e serviços do Serviço Nacional de Saúde em grupos aponta para um hipotético encerramento na Unidade Local de Saúde do Alto Minho das especialidades de Obstetrícia/Maternidade, Neonatologia, Urologia e Endocrinologia.
A CIM Alto Minho pretende esclarecer quais as efectivas implicações deste novo enquadramento legal nas valências disponíveis nos diversos estabelecimentos de saúde do Alto Minho.
O mesmo promete fazer em breve o deputado socialista Jorge Fão, eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. O deputado diz estar neste momento a tentar apurar a situação para depois interrogar o ministro da Saúde.
Há dados que apontam para o encerramento de mais de uma dezena de especialidades no hospital distrital, incluindo a maternidade, algo que o deputado quer ver rapidamente esclarecido por parte do Governo.
O deputado socialista Jorge Fão promete interrogar em breve o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, sobre a possibilidade de encerramento da maternidade da região e de outras especialidades médicas que existem no hospital distrital, que serve mais de 250 mil pessoas.