10.4 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 14 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasPolíticaDeputada Liliana Silva preocupada com falta de alojamento para estudantes no distrito...

Deputada Liliana Silva preocupada com falta de alojamento para estudantes no distrito de Viana

Liliana Silva, deputada pelo PSD eleita pelo distrito de Viana do Castelo, manifestou-se esta quinta-feira preocupada com o alojamento dos estudantes universitários no Alto Minho, em audição ao Ministro da Ciência e do Ensino Superior Manuel Heitor.

Conforme afirmou a deputada Liliana Silva “O distrito de Viana do Castelo, no que diz respeito a residências universitárias tem, segundo dados concretos, 480 camas para cerca de 5 mil alunos”. Ora, considerou a deputada, “menos de 10% de camas é manifestamente insuficiente para o universo dos alunos”. “Ainda para mais num território que tem de ter uma forte estratégia de captação de alunos para que estes deixem de estar localizados, esmagadoramente, nos grandes centros urbanos e possam começar a optar por distritos de menor densidade populacional”.

Lembrando a garantia dada esta semana pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, ao ter dito que o Governo pretende criar 14 mil camas para estudantes, Liliana Silva foi pragmática perante o governante. “Esperemos que isso saia do papel, porque se afigura como mais um anúncio eleitoral igual a tantos outros que abundam por aí”, disse.

A deputada pretendeu então saber “o que está previsto em concreto para este distrito já para o próximo ano lectivo, mais especificamente para Melgaço, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo”. Para Liliana Silva, “territórios afastados do olhar do poder central, mas que face à qualidade do ensino prestado nos merece a melhor atenção e um forte investimento em concreto”.

Em resposta, João Sobrinho Teixeira revelou que irão ser criadas 200 camas no distrito de Viana do Castelo “mas o processo ainda não está fechado”. O número deixou Liliana Silva em profunda indignação. “Duzentas camas em 14 mil?! É a isto que o distrito de Viana do Castelo tem direito? Lamentável! Estou indignada!”, desabafou Liliana Silva.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares