Vila Nova de Cerveira: Rui Teixeira participa no meeting final do projeto ARCHETHICS em Valência

Data:

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira marcou presença na reunião final do projeto ARCHETHICS, que decorreu nos dias 10 e 11 de dezembro, em Bétera, Valência (Espanha), sublinhando a relevância estratégica da participação do município nesta rede internacional de cooperação e assegurando a sua continuidade no terreno.

Em nota enviada à imprensa, a Câmara de Vila Nova de Cerveira informa que Rui Teixeira destacou “que o ARCHETHICS permitiu a definição de um plano de ação estruturado e orientado para o futuro do Castelo de Vila Nova de Cerveira, assente num processo participativo com a comunidade local. Este trabalho contribuiu para a reversão funcional do monumento e para o reforço da apropriação deste património histórico por parte da população.”

Meeting Archetics valencia

Apesar do projeto de âmbito internacional terminar em dezembro, o autarca cerveirense assegura que o Município “dará continuidade ao trabalho in loco, executando as atividades previstas no plano de ação já aprovado, por forma a reforçar o papel do Castelo de Cerveira e a promover uma maior proximidade dos jovens e da comunidade com este património, sempre com a mesma pretensão: o de devolver a usufruição do Castelo aos Cerveirenses”.

O meeting final reuniu elementos do Grupo de Ação Local e representantes das diversas entidades parceiras internacionais, tendo como principal objetivo a apresentação do Plano de Ação Final do projeto, bem como a partilha dos trabalhos desenvolvidos por cada parceiro a nível local. O encontro refletiu ainda o percurso colaborativo e participativo construído ao longo da implementação do ARCHETHICS.

No âmbito da deslocação institucional, Rui Teixeira foi ainda recebido pela Alcaldesa de Bétera, María Elia Verdevío Escribá, num momento simbólico de reforço das relações institucionais e da cooperação entre os territórios parceiros envolvidos no projeto.

Meeting Archetics valencia

Durante a reunião foi igualmente destacado o envolvimento dos jovens no ARCHETHICS, nomeadamente através da iniciativa ‘Curtas do Castelo’, apontada como um exemplo relevante de participação ativa da juventude na valorização, interpretação e divulgação do património cultural.

O projeto ARCHETHICS reafirma, assim, o seu contributo para a valorização do património histórico, o reforço da participação comunitária e a construção de estratégias sustentáveis para o desenvolvimento futuro dos territórios envolvidos.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Paredes de Coura investe 400 mil euros em albergue e na segurança do Caminho de Santiago

A Câmara de Paredes de Coura anunciou hoje um...

Previsão de chuva e trovoada coloca 10 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)...

Splash Family Festival: Cerveira promete um dia repleto de diversão para toda a família

O verão começa um pouco mais cedo em Vila...

Passeio Convívio Sénior 2026 leva seniores cerveirenses a Ribeira de Pena e Valpaços

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove,...