250 euros é quanto custam, em média, os manuais escolares para os estudantes que frequentam o ensino obrigatório. Uma factura pesada para as famílias que têm mais de um filho na escola. Para aliviar essa carga em dias de dificuldades económicas, a Câmara de Monção criou um Banco de Livros Escolares.
O serviço funciona como recolha de livros que já não vão ser utilizados pelos estudantes nos próximos anos lectivos, que são recuperados por três voluntárias e passam depois para as mãos de novos estudantes que deles vão necessitar. Tudo de forma gratuita.
O número de estudantes e famílias apoiadas tem vindo a aumentar nestes três anos de funcionamento do Banco de Livros Escolares de Monção, como revela o autarca local, Augusto Domingues.
O Banco de Livros Escolares de Monção é apoiado pela autarquia local, que esta manhã distribuiu 743 livros a 116 crianças. Durante a cerimónia, o presidente da Câmara recordou o seu próprio percurso como estudante e lembrou aos mais novos que as dificuldades são ultrapassadas quando lutamos por isso.