10.7 C
Caminha Municipality

Alto Minho TREX distinguido com Menção Honrosa no Prémio Nacional de Resiliência da ANEPC

Data:

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), António Barbosa, esteve presente ontem, dia 11 de dezembro, em Sesimbra, para receber a Menção Honrosa atribuída ao vídeo “Alto Minho TREX – O fogo que protege as nossas florestas”, no âmbito da 3.ª edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Candidatado pela CIM Alto Minho em novembro de 2024, o vídeo foi distinguido entre 21 candidaturas submetidas a esta edição do prémio, integrado na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030, que reconhece iniciativas de freguesias, municípios e entidades intermunicipais que promovam a preparação e participação dos cidadãos na construção de comunidades mais resilientes. Nesta edição foram atribuídos um prémio e cinco menções honrosas.

António Barbosa destacou a relevância do reconhecimento, sublinhando que que “esta Menção Honrosa traduz o esforço contínuo do Alto Minho em apostar numa proteção civil verdadeiramente preventiva, baseada no conhecimento, na capacitação técnica e na cooperação com as comunidades”. Referiu ainda que o Alto Minho TREX “é hoje uma marca distintiva do território, que coloca a região no mapa internacional das boas práticas de gestão do fogo e da resiliência”, reafirmando o compromisso da CIM em continuar a investir em soluções inovadoras que contribuam para proteger pessoas, património e ecossistemas.

Alto Minho TREX: Uma referência internacional em gestão florestal e uso do fogo

Desde 2017, o Alto Minho TREX afirma-se como um exemplo notável de cooperação internacional, excelência técnica e valorização do território no domínio do fogo controlado e da gestão florestal. Realizado em parceria com a organização norte-americana The Nature Conservancy e os municípios do Alto Minho, é o único evento TREX realizado fora dos Estados Unidos. Ao longo das várias edições, reuniu centenas de especialistas de cerca de 30 nacionalidades e dos cinco continentes, constituindo um espaço único de diversidade, partilha e cooperação global.

Coordenada pela CIM Alto Minho, a iniciativa promove o uso responsável do fogo controlado como ferramenta de gestão florestal, a redução do risco de incêndios e a conservação de ecossistemas, integrando saberes tradicionais e ciência moderna. O envolvimento das comunidades, através de ações de sensibilização e sessões abertas ao público, é também uma componente essencial desta abordagem.

Estratégia de resiliência territorial

A distinção hoje recebida reforça a estratégia da CIM Alto Minho na promoção de um território mais preparado perante os desafios das alterações climáticas e do risco de incêndios florestais, particularmente relevantes numa região marcada pela floresta e pela vulnerabilidade dos seus espaços rurais. A próxima edição do Alto Minho TREX está agendada para fevereiro de 2026, dando continuidade a esta iniciativa pioneira que projeta o Alto Minho como referência nacional e internacional em prevenção de incêndios e gestão florestal sustentável.

O vídeo distinguido pode ser visualizado através do seguinte link: https://youtu.be/lj0Lwhfqw5s.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...

Caminha e Viana do Castelo apostam na internacionalização do Grande Trail da Serra d’Arga

O Vereador de Caminha, José Leal, reuniu-se com o...

Depressão Emília vai trazer frio, vento, chuva forte e neve nas regiões mais altas alerta IPMA

A depressão Emília chega, esta sexta-feira, ao arquipélago da...