13.1 C
Caminha Municipality

Casa Crespo: onde encontra absolutamente tudo para a sua mesa de Natal

Data:

Manda a tradição que na noite da consoada, de 24 para 25 de dezembro, não falte à mesa o bacalhau e o polvo cozido, acompanhado das batatas e da couve-portuguesa, tudo regado com bom azeite. Esta ainda continua a ser a comida de eleição dos portugueses na noite de 24 de dezembro, principalmente no norte do país. Mas à mesa da consoada também vão outros sabores. Do prato principal às sobremesas, passando pelos frutos secos, a tradição é rica em opções para os mais variados paladares.

E se é daqueles que leva as tradições da ceia de Natal a sério e gosta de caprichar nesta época com os melhores produtos, o Jornal C deixa-lhe uma dica: vá à Casa Crespo na Rua de São João, junto à Praça Conselheiro Silva Torres em Caminha, onde encontra absolutamente tudo para a mesa da sua consoada.

Rosa martins e elisabete azevedo

À sua espera vai estar a Rosa Martins e a Elisabete Azevedo, proprietárias da frutaria que há dez anos decidiram instalar-se naquele que era um dos mais antigos comércios da vila caminhense.

Desde o bacalhau às couves, passando pelas batatas e frutos secos, nada falta, nem mesmo todos os ingredientes para a preparação dos doces tradicionais desta época.

Na Casa Crespo já se trabalha a todo o vapor para que no dia 24 nada falte. Frutas exclusivas desta época do ano, como as cerejas ou o abacaxi dos Açores já se encontram em exposição.

A couve penca também já ocupa o seu lugar na prateleira dos legumes, bem como os grelos e as batatas, ingredientes indispensáveis para acompanhar aquele que é o rei da mesa da consoada, o bacalhau, que também está à venda neste estabelecimento, bem como o azeite da melhor qualidade.

Os frutos secos de Natal são outro clássico da mesa da consoada, incluindo nozes, amêndoas, pinhões, passas, figos e tâmaras, essenciais à mesa e em doces como o Bolo Rei, oferecendo energia e gorduras saudáveis.

Tradicionalmente ligados ao solstício, simbolizam fartura e são um presente popular, seja em cabazes ou como iguaria, sendo uma parte fundamental das tradições e receitas de Natal. Na Casa Crespo existe uma variada oferta destes frutos. Este é um dos produtos que segundo Rosa e Elisabete, se vende muito nesta altura, aliás “temos pessoas que já estão a comprar com antecedência”.

Porquê comer frutos secos no Natal? Reza a história que se trata de uma herança das celebrações romanas, simbolizando prosperidade e mitigando a fome. 

Na Casa Crespo não há doces típicos de Natal à venda, mas os clientes têm à sua disposição todos os ingredientes necessários para a sua confeção. A abóbora para os pastéis de “jirimu”, nome popular que se dá à abóbora-menina, especialmente no Norte, ingrediente base dos filhós de abóbora.

Para as rabanadas ou fatias douradas, não falta o tradicional cacete, bem como os restantes ingredientes, desde os ovos tamanho XL, ao açúcar e canela.

E se gosta de fazer Bolo Rei, ali também pode adquirir as indispensáveis frutas cristalizadas.

Talvez pela proximidade com a Galiza, também é tradição por estas bandas, comer no Natal o famoso torrão, doce tradicional de Natal feito com amêndoas, mel, açúcar e claras de ovo, famoso pela sua textura crocante ou macia e presente nas mesas festivas.

Associado à Espanha e outros países mediterrânicos, o torrão é um doce de sucesso durante todo o ano, mas especialmente popular na época natalícia.

Mas se não gosta tanto de doces e prefere a fruta para sobremesa, então está no sítio certo.

As frutas de Natal são variadas e incluem clássicos como uvas, cerejas, maçãs, pêras, romãs, figos, ameixas, damascos, laranjas, kiwis, e frutas mais exóticas como lichias e physalis, servindo para decorar a mesa, compor sobremesas, saladas de frutas criativas e até bebidas, trazendo cor, frescura, doçura e simbolismo de fartura e boa sorte à ceia.

E terminamos com uma última sugestão, um queijo da Serra que pode ser degustado simples ou acompanhado com uma variada gama de compotas e um bom vinho do Porto.

Queijo serra

A Frutaria Crespo vai estar aberta até ao dia 24 de dezembro às 16 horas. E se ainda não conhece, não deixe de passar pela Rua de São João em Caminha e fazer uma visita a este estabelecimento onde, temos a certeza, vai encontrar tudo para a sua ceia e almoço de Natal.

Confiantes de que este será mais um bom Natal em termos de vendas, Rosa e Elisabete aproveitaram a visita do Jornal C ao seu estabelecimento para desejar Boas Festas a todos os clientes e são muitos, como sublinham as proprietárias da frutaria que se orgulham de vender não só para as pessoas do concelho, mas também para pessoas de fora que, mesmo não passando o Natal em Caminha, não deixam de fazer as suas compras na Casa Crespo.

“Temos muitos clientes do Porto que têm segunda habitação no concelho que mesmo não passando aqui as festas, vêm aqui de propósito fazer as suas compras. Para nós esta preferência enche-nos de orgulho, porque revela que o esforço que fazemos para procurar sempre os melhores produtos para os nossos clientes é valorizado e recompensado pela sua preferência”, rematam.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Camarilândia confirma sucesso absoluto: Milhares visitam a Floresta Encantada em menos de uma semana

O Município de Caminha congratula-se com o extraordinário sucesso...

Detido suspeito de atear fogo a casa de ex-companheira em Vila Nova de Cerveira

Um homem de 30 anos foi detido pela Polícia...

Greve geral: FNAM anuncia concentrações em Viana do Castelo, Porto e Lisboa

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou a realização...

Aplicação SNS 24 vai triar sintomas respiratórios e constrangimentos da linha estão superados

A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir...