7.6 C
Caminha Municipality

Feira dos Santos de Cerdal “a mãe de todas as feiras”

Data:

A Feira Anual dos Santos de Cerdal voltou a fazer história no passado fim de semana, registando uma das maiores afluências de sempre e reforçando o seu estatuto como uma das mais emblemáticas tradições populares galaico-minhotas.

Com mais de 400 tendas instaladas no recinto em redor da Capela de São Bento da Lagoa, milhares de visitantes, vindos de todo o país e da vizinha Galiza, viveram dois dias de intensa animação, num verdadeiro bazar ao ar livre onde se encontra “de tudo um pouco”.

O dia 1 de novembro, dedicado a Todos os Santos, voltou a ser o ponto alto do certame, honrando a tradição secular que lhe dá nome. Já o dia 2 foi marcado pela célebre “Feira das Trocas”, um momento único em que os visitantes têm a oportunidade de substituir produtos adquiridos no dia anterior, perpetuando um dos costumes mais genuínos desta feira.

577176396 1354357306719747 7112582680368174541 n

A gastronomia, como sempre, foi rainha. As tasquinhas apresentaram o melhor da cozinha minhota e galega, com bacalhau, polvo, rojões, costela e uma grande variedade de petiscos que fizeram as delícias dos visitantes. À noite, o ambiente ganhou ainda mais vida com as concertinas e os cantares ao desafio que encheram o recinto de alegria e tradição.

Nas imediações da capela, as frutas da época e os produtos do campo deram um colorido especial ao certame, enquanto os assadores de castanhas espalhados pelo recinto perfumaram o ar e atraíram miúdos e graúdos.

573858329 1354357856719692 533430719828961310 n

Um dos momentos mais aguardados voltou a ser as tradicionais corridas de cavalos garranos, que reuniram grande público em redor da pista, onde cavaleiros demonstraram destreza e velocidade. Na cerimónia de entrega de prémios marcaram presença o Vereador Óscar Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Hugo Silva, o Professor Doutor Sampaio da Nóvoa e o historiador Narciso Serra.

Com mais de três séculos de existência, a Feira dos Santos de Cerdal afirma-se como o principal evento de outono entre a Galiza e o Norte de Portugal. Pela autenticidade das tradições que preserva e valoriza, ostenta, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação de Património Cultural Imaterial de Portugal, símbolo do orgulho e identidade de uma região que mantém viva a sua herança popular.

574517452 1354357260053085 7013847307917940760 n

Mais uma vez, a Feira dos Santos de Cerdal provou porque é conhecida como “A Mãe de Todas as Feiras” — um ponto de encontro vibrante de cultura, tradição e convivência, que une povos e gerações e continua a crescer ano após ano.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...