Decorreu no passado dia 25 de outubro, a apresentação da Exposição “Tesouros da Terra II”, uma mostra organizada pelo Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas Criatividade Himalaya, que integra agora a exposição permanente de Minerais e Rochas “Coleção Silva Ferreira”. A iniciativa pretendeu divulgar a beleza e o valor científico de alguns dos mais notáveis “tesouros” geológicos do planeta, promovendo o conhecimento sobre as etapas mais relevantes da evolução da vida na Terra.

A sessão de abertura teve início pelas 15h30, com uma atuação do Grupo Coral dos Professores do Porto, composto por cerca de quarenta elementos, presenteando o público com um momento musical que viajou por sonoridades de diversas partes do mundo.
Olegário Gonçalves, presidente da Autarquia de Arcos de Valdevez, enalteceu o trabalho realizado pelo Centro Ciência Viva dos Arcos, reafirmando a importância que a ciência tem em Arcos de Valdevez, nomeadamente através deste projeto, da Branda Científica e da futura Quinta Ciência Viva. José Carlos Fernandes, diretor do Centro Ciência Viva dos Arcos, falou da importância da inquietação do encantamento pela ciência, pois sem Ciência não há futuro.
Seguiu-se a apresentação conduzida por José Silva Ferreira, que deu a conhecer uma seleção de amostras da notável coleção do Eng. Norberto Caria, composta por 56 exemplares provenientes de diversos continentes.



