8.2 C
Caminha Municipality

A Última Assembleia Municipal do Presidente Manuel Luís Martins

Data:

Mesa assembleia isto é gozar

Reúne hoje no Teatro Valadares, a nova Assembleia Municipal de Caminha, resultante da vontade popular expressa nas urnas, pelos Caminhenses, já lá vai quase um mês.

Na senda do que foram estes 4 anos, o Presidente cessante MLM, esgota todos os prazos, mas, para parecer que assim não é, marca para o penúltimo dia do mesmo e dirá até, que é para que a nova Câmara possa já reunir na primeira quarta-feira do mês.

Neste período desde a publicação oficial dos resultados pela CNE, há mais de 15 dias, que o novo executivo camarário já podia estar a trabalhar com os serviços na análise do fecho provisório das contas a 30 de Setembro, no Orçamento para 2026 e acima de tudo; já podia estar a decorrer uma Auditoria Forense às contas, contratos, decisões e pagamentos, dos últimos 12 anos.

Percebe-se que os autarcas cessantes tenham preferido usar este tempo para limpar as gavetas, apagar registos informáticos, fazer contas aos subsídios de reintegração e irem tomando mais umas decisões “de gestão”, cujo teor e consequências mais à frente serão conhecidas.

Todavia, o presidente cessante da Assembleia Municipal, tinha ainda que deixar a sua marca de arbitrariedade, do pequeno ditador.

A última decisão de MLM é, contra o regimento que ele próprio defendeu, não transmitir a Tomada de Posse da nova Presidente de Câmara e Vereadores bem como a eleição do novo Presidente da Assembleia que o substituirá.

Invocará, como sempre faz, quando não tem outra explicação razoável, a poupança e a preocupação com os custos.

Não espanta porém, conhecendo o histórico dos últimos 4 anos e a forma como este presidente cessante, marcou as agendas, geriu os debates e geriu a relação da Assembleia com a Câmara, não sendo mais do que um pau mandado de Miguel Alves e depois, de Rui Lages.

MLM fez da comissão permanente uma inexistência, sem convocatórias formais e sem agenda, transformando-a numa tertúlia de conversas informais e decisões arbitrárias.

Manuel Luís Martins foi o exemplo acabado de como não deve ser dirigida a Casa da Democracia Autárquica e de como impedir a própria Assembleia à qual presidiu de ser plural e dar voz a todos, fiscalizar, deliberar e fazer a Câmara Municipal respeitar a Assembleia, e cumprir as suas deliberações.

Hoje, será eleito por voto secreto um novo Presidente da Assembleia Municipal, bem como a restante mesa. Será escolhido pelos Presidentes de Junta o seu representante na comissão permanente. Será dada posse à nova Presidente de Câmara e aos 6 vereadores que a acompanham.

O presidente cessante da AM não quer milhares a fazer comparações, tão notória será a diferença no ambiente, logo nos primeiros minutos depois que MLM desça do pedestal e se torne em apenas mais um do simples “público”, a forma sempre displicente como tratou os cidadãos de Caminha.

Decidiu por isso MLM que, esta sessão seja limitada pelo próprio espaço do teatro Valadares, impedindo milhares de Caminhenses de verem a coreografia dos diálogos, as caras e a linguagem corporal dos vencidos e de ouvirem as palavras e registarem os compromissos, daqueles que regerão os destinos dos impostos dos Caminhenses nos próximos 4 anos e, tomarão decisões com consequências a médio e longo prazo.

MLM sai e não deixa saudades, nem àqueles que humilhou entre o pseudo-paternalismo e a sobranceria, nem àqueles com os quais berrou, por não ter outra forma de os calar.

Carlos Novais de Araújo
4 de Novembro de 2025

Carlos Araújo
Carlos Araújo
Economista

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...