
A dez dias das eleições autárquicas e a oito do encerramento da campanha, o que se vê nas ruas, nos cartazes e nas redes sociais, são promessas, promessas e mais promessas.
Rui Lages, que pela primeira vez na vida disputa umas eleições a sério, não resiste a prometer fazer, o que ele e o seu padrinho de quem herdou o lugar e os maus hábitos, não fizeram em 12 anos.
Mas isto de depender do voto do povo para ter o seu lugarzito é novo para o rapaz. E não se sabe comportar, pudera, corre o risco de ter que ir trabalhar.
Tão inseguro anda que, não lhe chega gastar milhões de euros em km de alcatrão comprados à pressa, a retirar o ferry e os contentores do mercado, longe da vista longe do coração.
Ele são casas de banho alugadas a 2.500 € por mês, ele é a proposta de alteração ao PDM para uma urbanização onde outros não podem nem plantar árvores. Nos últimos dias, até se lembrou que a casa de Ventura Terra é património municipal.
Deste lado, portant’sss, como diria o outro, nada de novo, à exceção de ter corrido com a vereadora Sandra Fernandes e ter colocado em quarto lugar na lista o advogado de confiança, seu e de Miguel Alves; não vá perder as eleições e ter de procurar trabalho, sempre fica na vereação alguém para os ir informando.
Agora, realmente surpreendente é o silêncio dos restantes candidatos em relação ao que foi a gestão de Miguel Alves e Rui Lages dos últimos 12 anos.
Prometem tudo e mais alguma coisa, Abílio Cerqueira, Celestino Ribeiro, Eduardo Gonçalves e Liliana Silva. Só não prometem limpar a casa.
Quem terá a coragem de prometer uma auditoria forense às contas e contratos da Câmara Municipal dos últimos 12 anos?
Quem terá a coragem de prometer que a Câmara se constituirá assistente no Processo do CET contra Miguel Alves e o professor doutor engenheiro amigo?
Quem terá a coragem de processar Miguel Alves e os seus vereadores à época, incluindo Rui Lages, pelo contrato da Ínsua?
Quem terá a coragem de prometer que passará a pente fino todas as adjudicações diretas dos últimos 12 anos?
Quem terá a coragem de prometer a rescisão imediata de todos os contratos de prestações de serviços jurídicos, de imagem, consultorias e assessorias, subsídios e apoios?
Quem terá a coragem de prometer a saída da ADAM?
Qual de vós terá a coragem, Abílio Cerqueira, Celestino Ribeiro, Eduardo Gonçalves e Liliana Silva para prometer acabar com a teia de desperdício de dinheiros públicos na Câmara de Caminha?
Tem todos medo de perder votos na teia dos interesses dos funcionários públicos e suas famílias, das associações e dos clubes?
Carlos Novais de Araújo
1º de Outubro de 2025



