Soraia Pires, médica de 41 anos, é a escolha do PS para concorrer à Câmara de Ponte de Lima nas autárquicas de outubro, o que já não acontecia há oito anos, explicou hoje a candidata.
“Há oito anos que não existia uma candidatura do PS à câmara que concorria em coligação com o movimento Ponte de Lima, Minha Terra (PLMT)”, explicou.
A cabeça de lista do PS, que é também presidente da comissão política concelhia foi desafiada a liderar a candidatura, “como forma de relançar o partido em Ponte de Lima”, no distrito de Viana do Castelo.
O mote da candidatura é “Construir o Futuro” no sentido de fazer um compromisso de modernizar Ponte de Lima, mas preservando sempre a identidade cultural e histórica, promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo”
Soraia Pires, que há um ano voltou a residir em Ponte de Lima depois de ter estado a fazer formação, disse que a candidatura integra oito eixos estratégicos de atuação.
Como exemplos, apontou “a proteção ambiental, a mobilidade sustentável, sobretudo nas freguesias, a economia para atração de investimento e a criação de emprego qualificado, apoiar o comércio local e a agricultura”.
Soraia Pires referiu que “a educação e a juventude são outras das prioridades da sua candidatura, tal como a saúde e bem-estar”.
“É a minha área e, por isso, era preciso mais apoio à Unidade Local de Saúde instalada em Ponte de Lima [vulgarmente designada hospital Conde de Bertiandos], para trazer a prevenção à periferia, através das unidades móveis de saúde, apoios psicológicos gratuitos, porque há muito isolamento sénior. A criação da farmácia social é uma aposta muito importante dada a dificuldade que muitas pessoas têm em comprar os medicamentos habituais”, especificou.
Na área do urbanismo e infraestruturas, Soraia Pires destacou a importância do saneamento básico em todo o concelho o que, neste momento, não é uma realidade.
Sobre a requalificação do espaço público, a candidata do PS considerou “importante a recuperação de alguns edifícios degradados, principalmente, no centro histórico”.
“As parcerias para arrendamento jovem e famílias carenciadas, a habitação acessível para todos, são uma prioridade”, acrescentou.
Atualmente, o executivo municipal é composto por quatro elementos do CDS-PP, dois do movimento Ponte de Lima, Minha Terra (PLMT) e um do PSD.
Para além da candidata do PS, Soraia Pires já foram anunciadas as candidaturas do atual presidente da Câmara, Vasco Ferraz (CDS-PP), José Araújo (PSD), atual vereador sem pelouro no executivo, Sandra Fernandes (CDU – PCP/PEV), Zilda Fernandes, pelo Movimento Ponte de Lima, Minha Terra (PLMT), João Lima da Iniciativa Liberal (IL), Sofia Cunha (Chega) e José Manuel Puga (PPM)
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.



