A Associação de Municípios da Serra d’Arga (AMSA), sediada em Dem para criar e gerir a Área Protegida da Serra D’Arga, que ainda está sob a presidência da Câmara de Caminha, continua sem prestar contas e sem revelar o relatório das atividades realizadas, apesar dos vereadores da oposição já terem solicitado por diversas vezes os documentos.
Por outro lado, a Câmara de Caminha já deveria ter passado em 2025 o testemunho à sua congénere de Ponte de Lima, para que esta assumisse a presidência daquela associação, mas ainda não o fez porque segundo o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Caminha nem sequer responde aos ofícios.
Para a oposição é uma vergonha que uma associação que já deveria ter tratado do processo de paisagem protegida da Serra D’Arga, pouco tenha feito, não tenha reunido a direção nem a assembleia nem tenha prestado contas à população.

Na reunião de Câmara que teve lugar ontem à tarde no edifício dos Paços do Concelho, a vereadora da OCP, Liliana Silva, voltou a questionar o executivo sobre as contas daquela associação e lembrou que a Câmara está obrigada a dar informações tal como consta nos estatutos.
A eleita lamentou que a formalização da Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga não tenha avançado por causa da Câmara de Caminha.
Ainda segundo Liliana Silva ficou a saber-se através de uma Assembleia Municipal (AM) de Ponte de Lima, dito pelo próprio presidente, que não sabe de nada da Serra D’Arga nem ainda assumiu a presidência daquela associação, porque a Câmara de Caminha não responde aos ofícios enviados. Para a vereadora da oposição, esta é uma situação “grave” e “uma vergonha” para o município de Caminha.

Em resposta à intervenção da vereadora, o presidente da Câmara começou por dizer que não comentava afirmações de outros autarcas muito menos sem as conhecer. Rui Lages diz que as afirmações feitas por Liliana Silva não correspondem à verdade e recorda os muitos “constrangimentos” que surgiram na criação da AMSA. Por forma a esclarecer as afirmações feitas por Liliana Silva, o edil disse que no final da reunião iria entrar em contacto com o seu homólogo de Ponte de Lima no sentido de perceber as afirmações por ele proferidas na referida AM.
Liliana Silva considerou que Rui Lages fazia bem em contactar o presidente da Câmara de Ponte de Lima, até como forma de resposta aos ofícios enviados. No entanto, lembrou que também poderia consultar o vídeo da AM de Ponte de Lima no Youtube para ficar a saber o que disse Vasco Nuno Magalhães.
Veja o que disse o autarca de Ponte de Lima na Sessão da Assembleia Municipal de 27 de Junho:
A Associação de Municípios da Serra d’Arga é uma Pessoa Coletiva de Direito Público de natureza associativa e âmbito territorial, e visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram.
A Associação é composta pelos Municípios de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira e adota a designação de Associação de Municípios da Serra d’Arga – Paisagem Protegida Regional e a abreviatura Serra d’Arga – Paisagem Protegida Regional.
A Associação tem sede em Dem, Caminha, com possibilidade da sua deslocação para qualquer um dos outros Municípios que integram a Associação, por deliberação da Assembleia-Geral, sob proposta do Conselho Executivo. Tem como fim principal a criação e gestão da área protegida da Serra d’Arga, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.



