8.2 C
Caminha Municipality

Caminha: Praia de Vila Praia de Âncora perde Bandeira Azul

Data:

A Praia de Vila Praia de Âncora é uma das 6 praias a norte que durante a época balnear 2025, não vai ostentar o galardão Bandeira Azul da Europa.
Desde 2018 que esta praia do concelho de Caminha não perdia este galardão que que lhe conferia a boa qualidade das suas águas.
Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, diz que vai questionar a Associação BAAE, entidade responsável pelo galardão a propósito da decisão de tirar a Bandeira Azul à praia de Vila Praia de Âncora. Já a oposição, acusa o autarca de nada ter feito para acautelar a qualidade da água daquela praia.
Vila Praia De Âncora
Numa nota de imprensa publicada no site do Município, a Câmara de Caminha dá conta que o concelho vai erguer quatro Bandeiras Azuis, nomeadamente na  Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. Quanto à Praia de Vila Praia de Âncora a qualidade da água foi considerada aceitável em 2024. Para a ABAAE o nível exigido para atribuição da Bandeira Azul é excelente, pelo que, este ano aquele organismo decidiu não atribuir o galardão na época balnear 2025.

O anúncio da Associação Bandeira Azul foi feito ontem no Aquário Vasco da Gama, em Dafundo, Oeiras, distrito de Lisboa.

Na referida nota, o Município de Caminha informa “que vai questionar a ABAAE a propósito da Praia de Vila de Âncora e fazer tudo para que a época balnear no concelho de Caminha continue a ser a preferida de milhares de pessoas e a manter todas as condições de qualidade”.

Oposição lamenta que a Câmara não tenha acautelado os procedimentos necessários para manter a qualidade da água

494420395 10228126987976338 2385560852706416223 N

Numa publicação feita na página do Facebook, a vereadora da oposição, Liliana Silva, lamenta a perda deste galardão e acusa a Câmara de Caminha, nomeadamente o residente Rui Lages, de não ter acautelado os procedimentos necessários para manter a qualidade necessária da água daquela praia. Segundo Liliana Silva, “o presidente em vez de se vangloriar de que vai erguer só 4 bandeiras azuis, deveria estar a pedir desculpas ao concelho de Caminha pela sua incompetência”, acusou.

“Este presidente, com a sua gestão, não acautelou os procedimentos necessários para manter a qualidade necessária da água e perdeu-se a bandeira azul na praia das crianças, em Vila Praia de Âncora.
E agora é que vai articular com a Apa, para o próximo ano?
O concelho de Caminha perde em toda a linha com esta gestão.
Foi no tempo do PSD, aquando da requalificação da zona ribeirinha, que se resolveram os problemas dos esgotos no rio.
Foi com o vereador Guilherme Lagido, que as bandeiras azuis se mantiveram porque ele se preocupava, pessoalmente, com isso.
O que aconteceu agora, com esta gestão, foi falta de trabalho e atenção por parte deste responsável, que está sempre mais preocupado em aparecer em tudo o que é fotografias e festas do que a gerir o concelho.
Com esta gestão, estamos sempre a perder….em tudo: candidaturas, verbas, projetos, estratégias e agora até a bandeira azul.
O presidente em vez de se vangloriar de que vai erguer só 4 bandeiras azuis, deveria estar a pedir desculpas ao concelho de Caminha pela sua incompetência.
Lamentável”, disse.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...