17.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 29 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaAutárquicas 2025: Liliana Silva apresenta candidatos para "a mudança" do concelho de...

Autárquicas 2025: Liliana Silva apresenta candidatos para “a mudança” do concelho de Caminha

Depois de no dia 8 de Março ter apresentado Liliana Silva como cabeça de lista à Câmara Municipal de Caminha, a Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) deu ontem a conhecer todos os candidatos às Juntas de Freguesia, Assembleia e Câmara Municipal às próximas autárquicas, que deverão realizar-se em finais de Setembro, princípios de Outubro. A cerimónia decorreu em Vila Praia de Âncora, no Auditório Ramos Pereira, repleto de apoiantes daquela coligação. No seu discurso, Liliana Silva enalteceu os elementos que compõem as listas, sublinhando a “maturidade” e o “sentido de responsabilidade” de “toda uma equipa trabalhadora”. Percorrendo freguesia a freguesia, a candidata apresentou vários projetos que pretende concretizar em cada uma delas. Fez ainda duras críticas à gestão socialista dos últimos 12 anos, que diz ter mergulhado o concelho “num caos”. Criticou também Rui Lages, que já promoveu a sua candidatura em cartazes “egocêntricos” afixados no concelho sem ter ainda equipa nem projetos conhecidos.

Público Apresentação Ocp 2025 25 Mai

Liliana Silva iniciou a sua intervenção com críticas à candidatura de Rui Lages (PS), considerando que a mesma era “egocêntrica” ao apresentar-se como “o nosso presidente sem se conhecerem as ideias ou a equipa”. Já a candidatura da OCP não é, segundo a candidata, para eleger um presidente por “vaidade pessoal”, mas sim para sufragar nas urnas um projeto sério para o concelho de Caminha.

Liliana Silva 25 Mai 2025 003

Seguiram-se palavras de agradecimento a todos aqueles que “com coragem e determinação, disseram sim” ao desafio lançado pela OCP “de fazerem parte de um projeto que irá mudar o concelho”, nomeadamente aos que aceitaram encabeçar os projetos às freguesias do concelho.

 

De seguida, agradeceu aos candidatos à Assembleia Municipal na pessoa de José Luís Lima, que encabeça o projeto.

 

“Um projeto que contará com pessoas com provas dadas na vida pessoal e profissional e que agora darão o seu contributo em prol do concelho onde vivem”, acrescentou.

“O concelho de Caminha não está bem” e por isso Liliana Silva apresenta-se a estas eleições com um plano estratégico, “com projetos credíveis e exequíveis, norteados por 7 pontos cardeais”.

 

Img 1462

Referindo-se ao trabalho desenvolvido enquanto oposição, Liliana Silva lembrou as lutas travadas “em defesa dos caminhenses e no combate a políticas e decisões que têm prejudicado Caminha.”

 

As obras prometidas pelo atual executivo mas que “nunca saíram do papel” também não foram esquecidas pela cabeça de lista da OCP à Câmara de Caminha, que deixou duras críticas à gestão camarária do atual executivo socialista, nos últimos 12 anos.

 

Perante o caos em que diz que Caminha se tornou, Liliana Silva quer, em conjunto com a sua equipa, transformar o concelho, promovendo “mais emprego, mais empresas, mais apoio social, mais habitação, mais transparência e mais verdade”.

Candidatos Juntas 25 Mai 2025

Freguesia a freguesia, a candidata enumerou alguns projetos que quer ver concretizados em cada uma delas.

Vile

Marina Coelho, para Vile queremos ajudar a requalificar a escola primária e transformá-la num espaço de convívio e atividades para a freguesia.

Queremos adquirir a ordenha, prometida há anos e nunca concretizada, dando dignidade aquele local.”

Vila Praia De Âncora

“Luís Matias, a Vila Praia de Âncora, muitos podem prometer tudo a 4 meses de eleições, mas somos nós que vamos requalificar o estádio do Ancora Praia, a zona envolvente do Dólmen da Barrosa e pugnar, através de recurso a fundos comunitários, pela aquisição da antiga fábrica de lacticínios e transformá-la, numa escola de ensino artístico pré universitário e num auditório cultural para albergar iniciativas de grande dimensão e eventos.

Que mais nenhum clube deixe de treinar durante meses, porque o pavilhão desportivo está ocupado com outras atividades.

E vamos requalificar o mercado municipal.

Continuaremos juntos a lutar pelo lançamento da primeira pedra de requalificação do porto de mar e queremos ficar com a competência da gestão do edifício da docapesca.

Tem que ser a câmara a pôr mão na resolução daqueles problemas estruturantes e mais, não chega termos o melhor peixe e o melhor mercado. Temos que promover com força a qualidade e frescura do peixe do nosso mar.

Temos que conseguir a certificação do nosso peixe por origem de captura.”

Gondar E Orbacém

Suzete Pires, Gondar e Orbacém terão uma praia fluvial devidamente requalificada e queremos fazer uma ecovia nas margens do rio ancora a ligar até à foz.

A associação Garcea em Gondar tem que ver requalificada a sua sede. Estamos cá para ser parceiros nas candidaturas que darão uma nova vida aquele espaço.”

Venade E Azevedo

Manuel Rodrigues, vamos transformar o edifício do infantário que está sem qualquer uso, numa sala de atividades para todos. Um polo cultural e de convívio entre gerações.

Azevedo tem que voltar a estar no mapa e queremos ficar com a casa florestal e reabilitá-la para diversos fins.”

Argela

Fernando Fernandes, há muito a fazer na freguesia, mas a beneficiação do polidesportivo é urgente.

A incubadora verde tem que ser um polo dinamizador. Queremos mais parcerias com universidades para desenvolvermos projetos de relevo naquele espaço.”

A. Municipal 17

Nas Argas, onde a OCP não apresenta candidatura e até ao momento só é conhecida uma lista de independentes, Liliana Silva, dirigindo-se a Sandra Gonçalves (candidata à Assembleia Municipal) e Adriano Alves Gomes (candidata à Câmara Municipal), salientou “o muito trabalho que há a fazer, desde a isenção de IMI para todos, limpeza de rios e atribuição de um Carrinha com kit de incêndios para que a junta usufrua dela o ano inteiro.”

Seixas

Ilídio Pita, esta freguesia que está parada no tempo. Precisa de uma mudança urgente porque tem um enorme potencial.

Vamos requalificar a zona ribeirinha, acabar com aquele aterro da marina ( responsabilidade do atual presidente, e colocar lá um bar de apoio e casas de banho públicas,

Vamos dar nova imagem e vida ao local da feira e fazer uma passagem subterrânea para acesso à marginal,

Com fundos comunitários no âmbito da cultura e património, vamos dar vida à Casa Ventura Terra e transformá-la numa casa museu, como centro de divulgação da arquitectura moderna que tem no nosso concelho um pegada forte com arquitectos de renome como Siza, Souto Mouro, sérgio fernandes, entre outros . Será assim possível termos um turismo cultural e que valorizará todo o nosso território.”

Vilar De Mouros

Zé Maria, vamos criar um museu do festival de Vilar de Mouros, dignificar o largo do casal e torná-lo mais aprazível e com condições para eventos ao ar livre, e criar o Prémio António Barge para bandas de garagem. Vamos colaborar com a junta na requalificação de bairros sociais.”

Caminha E Vilarelho

Júlio Melro, há muito a fazer. Vamos reestruturar a ecovia na marginal que é um atentado à segurança.

Queremos uma marina – com pontões flutuantes e eletrificada, digna para poder albergar todas as embarcações e para quem nos visita.

Queremos olhar para as muralhas de Caminhas e dar-lhe uma nova vida e promoção.

Queremos em Vilarelho avançar, em parceria com entidades públicas e privadas, dar vida ao TecCaminha e concretizar naquela zona uma incubadora de empresas e polo de desenvolvimento empresarial.

Temos que olhar para o abrigo dos animais abandonados e perceber que é preciso ajudar, colaborar e dar-lhes todas as condições para que a associação a selva dos animais domésticos possa prestar o serviço de excelência que presta. E sim, vamos pagar a dívida de 20 mensalidades que a câmara lhes deve de uma vez por todas.

Vamos dar seguimento à parceria da Caminhaequi e fazer o parque de estacionamento subterrâneo por baixo do campo da feira e requalificar todo aquele espaço.

Temos que voltar a dar a dignidade histórica que a praça e o centro histórico merecem.”

Âncora

Peter Martins, vamos dar seguimento às obras da Rua do Paço, requalificar toda a entrada da freguesia e certificar e promover a cividade de Âncora, que se encontra ao abandono pelas entidades.

Queremos criar um parque de manutenção física na mata da gelfa devidamente protocolado e em parceira com o ICNF.

Tens um potentado económico na tua freguesia. A Zona empresarial de Âncora tem que ser cuidada, promovida e ampliada. Conta connosco para isso.

A zona da Gelfa e forte do cão tem que ser cuidada e tratada com respeito pelo município, e não tem sido nos últimos 12 anos que deixaram os equipamentos públicos todos ao abandono.”

Riba De Âncora

“Vítor Lourenço, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para mitigar os danos causados no Castro de santo Amaro. A estrada fazia falta, o pomar comunitário é uma boa ideia, mas não se pode passar por cima do património arqueológico. Tudo poderia ter sido feito com o devido acompanhamento se o município tivesse feito o seu trabalho. Estamos cá para resolver.

Queremos fazer a rota dos moinhos em riba de Âncora e uma escola de artes e ofícios, dando vida e condições para a criação de uma associação de artesãos, uma escola de formação, onde artes como os palmitos e outras possam aí ser desenvolvidas.”

Dem

Olívia Lima, vamos criar um centro de atividades de montanha e promover o turismo anual de montanha e atividades de BTT e caminhadas. Será a freguesia de referência de atividades de montanha, destinado a ser promovida e gerida pelas associações concelhias que se dedicam a estas atividades.

Dem tem duas empresas-cooperativas que dão emprego a dezenas de pessoas. Temos que estar cá para as ajudar a trabalhar nas melhores condições e contem connosco para isso.”

Moledo E Cristelo

Jorge Rasteiro, estas freguesias merecem mais estratégia e voltar a ter vida fora da época de verão. Moledo e Cristelo tem que voltar a ser dos moledenses e cristelenses e ser dinamizada e promovida o ano inteiro.

Queremos requalificar os campos de ténis de Moledo e toná-lo disponível para todos. É um equipamento público e deve ser para todos!

Queremos realizar já este ano a floresta encantada de Natal na mata do camarido, com atividades e dinâmicas que trarão milhares e milhares de pessoas ao nosso concelho.”

Lanhelas

“Joana Dantas, a tua garra e energia contagia-nos a todos. Sim, vamos ser todos testa alta e viva Lanhelas. Vamos fazer a bancada do lanhelas. Queremos apoiar a Banda de Lanhelas para fazer crescer o espaço e o magnífico trabalho que fazem.

Vamos voltar a dar a Lanhelas a praia fluvial perdida, requalificando a beirada do rio.”

Img 1454

De todos os projetos elencados, Liliana Silva garante que alguns ficarão concluídos já nos próximos 4 anos. “Outros terão de ser projetados e captados os respetivos fundos para que seja uma realidade num mandato a seguir.”

 

Ponte Caminha Guarda Liliana Silva 25 Maio 2025

E porque os últimos são sempre os primeiros, Liliana Silva terminou com a promessa de lutar por uma ligação internacional entre o concelho de Caminha e A Guarda, projeto para o qual tem o apoio do atual governo.

 

Candidatos à Câmara Municipal

Encabeçada por Liliana Silva, conheça a lista de candidatos à Câmara Municipal de Caminha.

C. Municipal 01

C. Municipal 02C. Municipal 03

C. Municipal 04C. Municipal 05

C. Municipal 06 C. Municipal 07 C. Municipal 08 C. Municipal 09 C. Municipal 10 C. Municipal 11 Maria Fernanda Silva C. Municipal 13 C. Municipal 14 C. Municipal 15 C. Municipal 16 C. Municipal 17 C. Municipal 18 C. Municipal 19 C. Municipal 20 C. Municipal 21 C. Municipal 22 C. Municipal 23 C. Municipal 24 C. Municipal 25 C. Municipal 26 C. Municipal 27 C. Municipal 28 C. Municipal 29 C. Municipal 30 C. Municipal 31

 

Candidatos à Assembleia Municipal

Liderada por José Luís Lima, conheça os candidatos à Assembleia Municipal pela OCP.

A. Municipal 01 A. Municipal 02 A. Municipal 03 A. Municipal 04 A. Municipal 05 A. Municipal 06 A. Municipal 07 A. Municipal 08 A. Municipal 09 A. Municipal 10 A. Municipal 11 A. Municipal 12 A. Municipal 13 A. Municipal 14 A. Municipal 15 A. Municipal 16 A. Municipal 17 A. Municipal 18 A. Municipal 19 A. Municipal 20 A. Municipal 21 A. Municipal 22 A. Municipal 23 A. Municipal 24 A. Municipal 25 A. Municipal 26 A. Municipal 27 A. Municipal 28 A. Municipal 29 A. Municipal 30 A. Municipal 31

Esta apresentação foi transmitida em direto na rede social Facebook da Coligação O Concelho em Primeiro.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares