11 C
Caminha Municipality
Sábado, 10 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoParedes de CouraParedes de Coura: Câmara reabilita escola centenária em memória de escritor e...

Paredes de Coura: Câmara reabilita escola centenária em memória de escritor e político

A Câmara de Paredes de Coura vai requalificar a antiga escola primária de Formariz, construída em 1907 e fechada há 18 anos para guardar a memória do escritor e político Narciso Alves da Cunha, natural da freguesia.

Contactado ontem pela agência Lusa, a propósito da abertura do concurso público da empreitada, publicada no Dário da República (DR), o vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, referiu que o investimento de reabilitação da escola foi candidatado ao programa Norte 2030.

O anúncio publicado ontem em DR refere que valor base da empreitada é de 312.865,96 euros e o prazo de execução de 365 dias.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 09 de junho, às 16:00.

Os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 120 dias, a contar daquela data.

O vice-presidente socialista destacou que Narciso Alves da Cunha, natural do lugar do Vale, na freguesia de Formariz, “é o autor da monografia Paredes de Coura no Alto Minho”, publicada em 1909, a mais completa do concelho, realizada até hoje”.

“É um elemento muito importante que agrega a identidade do concelho. Faz uma descrição do concelho, das mais completas que existem”, sublinhou Tiago Cunha.

Narciso Alves da Cunha nasceu em 5 de setembro de 1851 na freguesia de Formariz. Em 1911, foi eleito deputado para as Constituintes pelo círculo de Ponte de Lima e veio a pertencer ao Senado na Legislatura de 1911-1912.

Tiago Cunha adiantou que a requalificação da escola primária é um “projeto antigo” da autarquia para valorizar o antigo estabelecimento de ensino, “no fundo reconhecendo o papel importante que desempenhou no estímulo de criação do ensino público”.

A antiga escola primária, “que segue o modelo nacional para edifícios de instrução primária, projetado pelo arquiteto Arnaldo Redondo Laranjo Bermudes é composto por dois espaços, a sala de aulas, no piso térreo e, a casa do professor, com dois pisos”.

O “átrio e entrada são comuns aos dois espaços, sendo que nas traseiras existe um alpendre, coberto, destinado ao recreio e um logradouro”.

“É um dos exemplares mais bonitos desta época”, realçou Tiago Cunha.

LUSA

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares