19.3 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 6 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoParedes de CouraParedes de Coura: Contas com saldo positivo de mais de 217 mil...

Paredes de Coura: Contas com saldo positivo de mais de 217 mil euros em 2024

A Câmara de Paredes de Coura terminou 2024 com um resultado líquido positivo de 217.647 euros e cerca de 15 milhões de euros executados, revelou hoje a maioria PS na autarquia do distrito de Viana do Castelo.

“Resultados muito positivos que evidenciam contas saudáveis, rigorosas e o reforço na consolidação do equilíbrio financeiro alcançado nos últimos anos”, salienta o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, citado numa nota enviada às redações.

O Relatório de Gestão e Contas de 2024, aprovado por unanimidade em reunião da Assembleia Municipal, destaca ainda “o esforço de redução da dívida com um decréscimo de 758 881,01 euros”.

“Conseguimos sempre conciliar a capacidade de investimento com a redução da dívida, o que permitirá fortalecer as necessidades de investimento que suportarão financeiramente alguns projetos que mudarão para melhor a vida de todos os courenses”, explica o autarca socialista.

O documento, que recolheu 29 votos a favor dos deputados na Assembleia Municipal – 22 do PS, quatro votos do PPD/PSD-CDS/PP, dois do PCP/PEV e um independente – refere que “as receitas correntes apresentam uma subida de cerca de 9% e que as despesas efetuadas foram de 14,844.438,53 euros, representando um decréscimo de cerca de 4,5%”.

“Os valores despendidos em despesas, no seu total, foram inferiores aos valores previstos, fruto da racionalização de custos e determinante na concretização de investimentos da autarquia”, justifica Vítor Paulo Pereira, acrescentando que “as despesas correntes, no geral, apresentam um ligeiro aumento de 5% em relação ao ano anterior, baseadas nas despesas com pessoal e nos encargos com juros”.

As “funções sociais foram as mais preponderantes, por incluírem os gastos com a educação (requalificação do jardim de infância de Rubiães), conclusão de obras da rede de drenagem de águas residuais do programa REACT-EU, executadas pela empresa Águas do Alto Minho (ADAM) e que reverteram para o património municipal, e todas as atividades realizadas a nível cultural, ambiental, recreativo e desportivo”.

A autarquia salienta ainda “o significativo investimento na requalificação da rede viária municipal e na continuidade dos investimentos nas zonas industriais de Formariz, de Linhares e Ferreira”.

O relatório “mostra também que no ano de 2024 houve um investimento na educação de 1.394.147,79 euros, que traduz um dos princípios basilares desta gestão autárquica”.

“Apostamos muito na formação escolar das nossas crianças e dos nossos jovens, da forma como a entendemos, inclusiva, popular, contemporânea, cosmopolita e tradicional. O futuro pertence aqueles que estão dispostos a perder o equilíbrio. Equilíbrio nas contas e desequilíbrio ou ousadia na arte de pensar o desenvolvimento de Paredes de Coura. Nos tempos que correm, arriscar, ser inquieto e ousado é o que de mais sensato se pode fazer”, afirma Vítor Paulo Pereira.

LUSA

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares