Vila Nova de Cerveira: Aprovado financiamento para primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal

Data:

Em 2025, Vila Nova de Cerveira terá a funcionar o primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal no concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, assinou, esta sexta-feira, em Vila Velha de Rodão, o contrato de financiamento de 70% com o Turismo de Portugal, para um investimento total de 383.644,00 euros. A abertura de concurso público para a execução da obra pode avançar ainda este mês de janeiro.

Com uma capacidade de alojamento para 32 pessoas, o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira resultará da profunda requalificação do edifício da antiga Escola Primária Luís Maria Costa Pereira, datado de 1937, e cuja cedência à Câmara Municipal foi protocolada, em 2022, pela Junta de Freguesia de Loivo, a título gratuito, por um período de 30 anos. Por ser um momento marcante para a concretização do projeto, a autarca daquela freguesia, Elisabete Pereira, também marcou presença na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, a convite do Presidente da Câmara Municipal.

Manifestamente satisfeito com a formalização do contrato de financiamento, o edil cerveirense sublinha que o futuro albergue vai “dar mais vida aos caminhos de santiago, potenciando o seu valor turístico, proporcionando experiências inolvidáveis aos peregrinos, que os convença a ficar mais tempo em Cerveira e lhes dê a vontade de regressar, incentivando a criação de alojamento específico e fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho”. Rui Teixeira explica que a opção por edifícios históricos sem utilização “está alinhada com a estratégia do Município em recuperar em detrimento da construção nova, atribuindo novas funcionalidades a esses espaços singulares que outrora tiveram uma grande presença e impacto nas comunidades locais”.

A localização privilegiada em pleno Caminho Português da Costa, a escassos quilómetros do centro da vila, foi uma das principais caraterísticas para a autarquia cerveirense identificar este espaço, de forma a colmatar uma carência de albergues públicos no concelho. Neste momento, ao longo dos 14,4 Km do Caminho Português da Costa que atravessa o território, Vila Nova de Cerveira apenas dispõe de um albergue – Casa da Mota – com gestão assegurada por uma coletividade.

Por se tratar de um edifício histórico, ambas as partes assumiram o compromisso de manter a traça original, bem como de outros elementos passíveis de recuperação, de forma a preservar a memória coletiva da antiga utilização do espaço. Além da particularidade de ter uma gestão totalmente municipal, configurando-se como o primeiro no concelho, uma das especificidades do futuro Albergue de peregrinos e Vila Nova de Cerveira é a existência de um quarto reservado para hospitaleiros, pessoas que voluntariamente se disponibilizam, durante um período temporal, a prestar o serviço de receção e manutenção do espaço; disponibilizar quatro bicicletas elétricas para a deslocação ao centro histórico; e a colocação em braille e em áudio-guias, bem como a disponibilização de dois monitores tácteis, com toda a informação e sinalização do Caminho e da oferta turística do concelho.

De sublinhar que a certificação do Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa pelo Governo de Portugal apresentou-se como mais uma alavanca para a concretização deste albergue de peregrinos, uma vez que a candidatura em causa apenas financia obras que estejam em caminhos certificados. Dados da Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira, referentes a 2022, indicam a passagem de 4957 peregrinos de 51 nacionalidades no concelho, sendo que há uma grande maioria de peregrinos que não acede a este serviço municipal, ficando sem registos.

O investimento total subjacente ao futuro Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira é de 383.644,00 euros, com um financiamento do Turismo de Portugal – Linha + Interior Turismo de 268.550,80 euros, tendo a Câmara Municipal que despender de 115.093,20 euros de capitais próprios.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Ex-presidente da Câmara de Caminha condenado a pagar 369 mil euros à autarquia

Miguel Alves, ex-presidente da Câmara de Caminha, foi condenado...

Homem de 40 anos detido por abuso sexual dos filhos em Viana do Castelo

Um homem de 40 anos foi detido por suspeita...

Arcos de Valdevez recebeu a 4ª Taça de Portugal de Downhill

Nos dias 9 e 10 de maio a freguesia...