11.8 C
Caminha Municipality

GEPAV quer classificar oficinas de ferreiros de Vilar de Mouros

Data:

A capital do ferro foi, durante muitos anos, Vilar de Mouros, no concelho de Caminha. Hoje existem apenas as ruínas de empresas que nasceram no século XIX e que durante muitos anos empregaram dezenas de ferreiros, que fizeram obras que estão espalhadas por todo o país.

Um património que o GEPPAV não quer que se perca no tempo. O Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense apresentou à Câmara de Caminha a proposta de classificação das antigas oficinas de ferreiros de Vilar de Mouros e a construção de um museu dedicado à arte de trabalhar o ferro.

Plácido Souto, um dos elementos do GEPAV, e ele próprio um dos ferreiros que trabalhou durante mais de uma década na indústria de Vilar de Mouros, dedicando-se agora à arte da escultura em ferro.

O presidente da Câmara de Caminha prometeu apoiar o projecto de classificação das antigas oficinas de ferreiros de Vilar de Mouros, candidatando-o a fundos comunitários.

Durante vários décadas, dezenas de homens deram vida a uma das indústrias que foi das mais dinâmicas do concelho de Caminha: a arte de trabalhar o ferro. As oficinas de ferreiros acabaram por fechar portas em Vilar de Mouros, mas o GEPAV quer conservar esse património.

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...