16.5 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoPonte da BarcaPonte da Barca: Município vai investir mais de 2,2 ME em requalificação...

Ponte da Barca: Município vai investir mais de 2,2 ME em requalificação de urbanização

A Câmara de Ponte da Barca (PSD) anunciou ontem a aprovação de uma candidatura no valor 2.265.893,30 euros ao Programa 1º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para requalificar a urbanização de Agrelos.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que “o projeto agora aprovado tem como objetivo uma intervenção profunda nos fogos habitacionais, que compõem a urbanização, para proporcionar uma melhoria substancial das condições habitacionais dos agregados familiares”.

“O apoio agora atribuído encontra-se integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH), desenvolvida pelo município, em parceria com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que prevê um investimento de cerca de 15 milhões de euros no parque habitacional existente e a edificar pelo Município de Ponte da Barca”, realça a nota.

Em abril, em comunicado, a Câmara de Ponte da Barca anunciou a reformulação da ELH, ao abrigo da execução de um acordo de financiamento celebrado com IHRU, para garantir mais oferta habitacional.

“Inicialmente criado para apoiar pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e sem capacidade financeira para melhorar a casa onde vivem, a operação a decorrer em Ponte da Barca foi agora incorporada no PRR, que assume uma comparticipação a 100%”, referia a autarquia.

Na altura, a autarquia, presidida pelo social-democrata Augusto Marinho explicou que “a situação de carência habitacional do concelho enuncia a necessidade premente de incluir no documento a reabilitação de mais fogos habitacionais”.

“Com as alterações propostas e as novas soluções habitacionais apresentadas pela autarquia, a ELH de Ponte da Barca passou a ter uma estimativa global de 22.475.098,60 euros. O investimento público da responsabilidade da Câmara Municipal é de 15.464.953,60 euros e, no que concerne ao investimento privado, prevê-se que aos beneficiários diretos corresponderá um investimento superior a sete milhões de euros”, especificou o município.

LUSA

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares