Viana do Castelo: Duas praias interditas a banhos por falta de qualidade da água

Data:

As praias fluviais da Argaçosa e do Lumiar, em Carreço, em Viana do Castelo, estão interditas a banhos desde quarta-feira, por falta de qualidade da água, disse hoje o capitão do porto local.

Contactado pela agência Lusa, o capitão Silva Lampreia referiu que a praia fluvial de Argaçosa, zona balenar vigiada, e a praia do Lumiar (marítima, não vigiada) encontram-se desaconselhadas a banhos, desde as 10:00 de quarta-feira.

A decisão, articulada com o delegado de saúde, a Câmara de Viana do Castelo e a capitania, foi tomada na sequência das análises realizadas regularmente às águas fluviais e marítimas do concelho terem revelado um “parâmetro fora do quadro de qualidade”, relacionado com a presença da bactéria  ‘Escherichia coli’.

Segundo o capitão Silva Lampreia, “ambas as praias não possuem bandeira azul”.

O responsável adiantou que, no caso da praia da fluvial da Argaçosa, por ser vigiada, foi hasteada a bandeira vermelha.

Já na praia do Lumiar, em Carreço, foram colocadas placas a desaconselhar banhos no mar.

O capitão Silva Lampreia acrescentou que, “de acordo com informação da Câmara de Viana do Castelo, hoje seriam colhidas novas amostras de água nas referidas praias”.

“Estamos a aguardar os resultados das novas análises para retomar o normal funcionamento das zonas balneares”, referiu.

Contactada pela Lusa, a vereadora do Ambiente da Câmara de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, esclareceu já terem sido feitas novas análises às águas das duas zonas balneares, “mas como são demoradas, só na sexta-feira, ou mesmo na segunda-feira, serão conhecidos os resultados”.

LUSA

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Viana do Castelo: Ninhos de vespa asiática devem ser registados em plataforma municipal

A Câmara de Viana do Castelo revelou que tem...

Arcos de Valdevez: Câmara reforça com 528 mil euros o apoio às Freguesias do Concelho

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou as...

IP abre concurso para aumentar cais das estações de Valença por 810 mil euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu hoje um concurso...

Mulher resgatada com vida após ser encontrada a flutuar no rio Minho

Uma mulher com cerca de 40 anos, natural de...