A CIM Alto Minho participou hoje, dia 17 de abril, na sessão de apresentação da Estratégia de Especialização Inteligente do Norte 2021-27: “Desafios e prioridades para um Norte mais inovador”, que decorreu em Bragança.
Promovida pela CCDR-NORTE, a iniciativa teve como principais objetivos apresentar a nova publicação da S3 NORTE 2027 e promover um debate sobre os principais desafios, prioridades e oportunidades de financiamento desta estratégia regional para o período 2021-27.
No novo período de programação das políticas da União Europeia 2021-27, as estratégias de especialização inteligente e o seu modelo de governação constituem a única condição favorável para financiamento do Objetivo de Política 1, que inclui os apoios ao desenvolvimento e reforço das capacidades de investigação e inovação e a adoção de tecnologias avançadas, bem como ao desenvolvimento de competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo.
Para cumprimento dessa condição favorável, a Estratégia de Especialização Inteligente da Região do Norte 2021-27 (S3 NORTE 2027) foi aprovada a 30 de dezembro de 2020 pelo Conselho Regional da CCDR-NORTE constando no capítulo 2 da Estratégia de Desenvolvimento do Norte para Período de Programação 2021-27 das Políticas da União Europeia (NORTE 2030).
A S3 NORTE 2027 identificou oito domínios prioritários de aposta regional onde existe massa crítica e definiu os respetivos racionais das políticas públicas para o período de programação 2021-27, são eles: Criatividade, Moda e Habitats, Industrialização e Sistemas Avançados de Fabrico, Sistemas Agroambientais e Alimentação, Mobilidade Sustentável e Transição Energética,Ciências da Vida e Saúde, Ativos Territoriais e Serviços do Turismo, Recursos e Economia do Mar e Tecnologias, Estado, Economia e Sociedade.
Em representação da CIM Alto Minho, o primeiro secretário, Bruno Caldas, participou no painel sobre “Sistema Regional de Inovação e Especialização Inteligente: Principais desafios e prioridades”.
Participaram também neste evento, entre outros, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e António Cunha, presidente da CCDR-NORTE.