O antigo presidente do Ancora Praia pondera devolver todo o dinheiro que foi angariado para avançar com a construção de um monumento em homenagem aos pescadores de Vila Praia de Âncora que perderam a vida no mar.
O projecto surgiu na ressaca da morte de quatro pescadores locais que, em 2011, morreram ao largo dos Açores quando andavam à pesca do espadarte. Emocionada, a comunidade de Vila Praia de Âncora contribuiu com cerca de dois mil euros para um monumento que iria nascer na zona do portinho.
Depois de fazerem as contas, os organizadores perceberam que precisavam de cerca de 25 mil euros para concretizar a ideia. Conta José Presa, que naquela altura era o presidente do clube de futebol local, que a Câmara de Caminha primeiro aceitou ajudar, mas já no final do mandato virou o bico ao prego, alegando falta de disponibilidade financeira.
Dois anos depois de ter iniciado o projecto para a construção de um monumento em homenagem aos pescadores de Vila Praia de Âncora, o líder da ideia, José Presa, diz que agora está tudo nas mãos do novo executivo camarário liderado por Miguel Alves.
Se o socialista não concordar em financiar o projecto, a organização vai devolver o dinheiro doado pela comunidade local.