11.3 C
Caminha Municipality

A TAP que (n) os destapa

Data:

É com um sentimento de tristeza e com um asco e repúdio que vejo toda esta triste novela, mas real, da TAP. A TAP que se desTAPa na falta de credibilidade e seriedade. Na alta política é assim que se trabalha? E vejo com preocupação, esta distração em torno da TAP, para outros problemas mais profundos, na Justiça, na Educação e na Saúde.

Uma companhia aérea de bandeira, com milhões, atrás de milhões, de prejuízo. Uma gestão/gestões sucessivas de dinheiros públicos mal-parados. Com o contribuinte todos os anos, através do Orçamento de Estado, a injectar milhões de euros e em contrapartida, indemnizações chorudas, aos seus gestores quando abandonam a TAP. Até lá, cheios de direitos e mordomias.

Estes dias com a “Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI”, tem-se visto e ouvido coisas muito estranhas, abuso de poder, intervenções politizadas na gestão, etc. Coisas de arrepiar qualquer Cidadão sério, que faz um esforço tremendo para pagar a tempo e horas os altíssimos impostos que recaem sobre si e, outro esforço para gerir a sua vida, casa e Família, do que sobra dos seus magros salários.

Pelo que temos visto, ouvido e sabido, está-se a desTAPar o buraco sem fundo. DesTAP-se o “conluio” os acordos e as mentiras e jogadas de bastidores e de gabinetes num tráfico de influências nunca visto, no mundo da política e dos negócios. DesTAPa-se o desaparecimento dos 3,2 mil milhões de euros e muitos mais, que se injectaram na TAP. DesTAPa-se a pouca vergonha, a falta de lisura e a responsabilidade na gestão dos bens públicos. DesTAPa-se a falta de seriedade na preparação de perguntas e respostas, promovida pelos Deputados do PS, para no dia seguinte serem colocadas à CEO, com a conivência desta e dos governantes! DesTAPa-se a luta dentro do PS. DesTAPa-se toda esta vergonhosa gestão perante a Europa e o Mundo. DesTAPa-se a nova forma de fazer política do “não sei, não conhecia, não tinha conhecimento, não me foi comunicado”, quando na verdade, foi! 

DesTAPa-se a falta de firmeza, de capacidade de gestão e de autoridade do Dr. António Costa, dentro do seu Governo. Penso que o Sr. Presidente da República está a gerir a sua agenda e a desgastar o Dr. António Costa com todos estes casos e a fazê-lo beber do seu próprio veneno! 

Mais se desTAPa a falta de formação, de formalismo, de competência do ex-Secretário de Estado e de outros. DesTAPa-se a “massa de farinha amparo” de que são feitos os políticos de hoje, sem experiência de trabalho e sem curriculum, apenas carreirismos nas “jotas”. Isto hoje está assim, uma promiscuidade, uma falta de estatura política para representar o Governo e as Instituições Públicas. Uma falta de formalismo e de etiqueta, que a isso se é obrigado. É tudo nosso (deles, claro), num “tu cá, tu lá”! Não há respeito pelas instituições, pelas obrigações públicas, pelo POVO.

Mas que todos estes casos que a TAP está a desTAPar, não sirva para distrações e prescrições, no que diz respeito à Justiça, e ao processo de Sócrates, do BES, etc!

Citando Camões:

“O fraco rei faz fraca a forte gente.”

H. D. 2023.04.13

Humberto Domingues
Humberto Domingues
Enfermeiro. Especialista em Saúde Comunitária

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...