15.4 C
Caminha Municipality
Sábado, 3 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha/RC: "A oposição está mais preparada que o atual executivo" para liderar...

Caminha/RC: “A oposição está mais preparada que o atual executivo” para liderar o município, afirma Liliana Silva

O relatório de contas do município de Caminha que deveria ter sido discutido e aprovado na reunião de câmara de ontem acabou por ser retirado por não constarem nele todos os documentos e informações necessárias. A informação foi avançada pelos vereadores da coligação O Concelho em Primeiro, em comunicado enviado às redações no dia de ontem.

Segundo os vereadores da oposição, “nunca tal se viu”. Liliana Silva diz tratar-se de uma situação inédita não só no concelho de Caminha como também no país. A vereadora não poupa críticas ao presidente do executivo, Rui Lages, o principal responsável por este documento.

 

A vereadora afirmou ter detetado a falta de alguns documentos essenciais no relatório e lamentou que o presidente da Câmara só tenha assumido esse facto instantes antes do início da reunião. Para Liliana Silva, este relatório de contas era um documento que não estava legalmente conforme e por isso nunca deveria ter sido enviado.

 

Segundo a vereadora, um relatório de contas tem que ser apresentado de forma imaculada uma vez que se trata “do dinheiro de todos nós”. A eleita da OCP critica a falta de transparência do executivo que tenta constantemente ocultar dados importantes para a discussão dos temas “com maturidade e responsabilidade”.

 

Face aos sucessivos erros por parte do executivo e assembleia municipal, Liliana Silva não tem dúvidas que neste momento “a oposição está mais preparada que o atual executivo” para liderar o município, uma vez que é a OCP que estuda de forma detalhada, “responsável e com amor a Caminha” a maioria dos dossiers.

 

“E assim vai o concelho de Caminha”, afirma Liliana Silva, “onde o presidente não sabe nada dos dossiers importantes para Caminha, perde candidaturas, não tem uma visão e estratégia de futuro e nem um relatório de contas consegue apresentar.”

O Jornal C – O Caminhense questionou hoje o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, no sentido de saber por que razão retirou o município a discussão de contas de 2022 da ordem de trabalhos da reunião camarária de ontem. Perguntou ainda quais os documentos em falta no relatório que inviabilizou a discussão do documento e por que razão esperou o executivo pelo início da reunião para proceder à retirada deste ponto da ordem de trabalhos. Até ao momento ainda não obtivemos resposta.

Partido Socialista de Caminha já reagiu

Entretanto, a concelhia de Caminha do Partido Socialista já reagiu a esta posição da vereadora da coligação O Concelho em Primeiro, numa publicação no facebook. Na referida publicação, o Partido Socialista lembra ainda que o presidente da Câmara tem o poder e o dever de incluir e de retirar as propostas que vão a reunião de Câmara sempre que entenda por conveniente e necessário.

“Depois de se ler o comunicado do PS quem é que ficou a entender os motivos da retirada do ponto do relatório de contas?!”

A Coligação O Concelho em Primeiro não tardou a reagir à publicação na página oficial da concelhia do Partido Socialista desta manhã. Liliana Silva afirma que o seu trabalho é em prol do concelho de Caminha e que não custa dinheiro ao município, ao contrário das “milionárias assessorias de comunicação” do atual presidente da câmara, Rui Lages, para se promover, a exemplo do anterior presidente, Miguel Alves. A autarca acrescenta ainda que uma destas assessorias de comunicação vai a julgamento durante este mês de abril.

reação post facebook concelho em primeiro

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares