O Comando Territorial de Viana do Castelo, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 6 a 12 de março, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
21 detidos em flagrante, destacando-se nove por condução sob o efeito do álcool, cinco por condução sem habilitação legal, cinco por tráfico de estupefacientes e um por furto.
Foram apreendidas 31 doses de haxixe, 20 doses de cocaína, 19 doses de liamba, 17 doses de heroína, uma balança de precisão, duas munições, duas armas brancas, um telemóvel e 35 euros em numerário.
No trânsito, foram detetadas 448 infrações, destacando-se 64 por excesso de velocidade, 47 por falta de inspeção periódica obrigatória, 45 relacionadas com tacógrafos, 19 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 17 por falta de seguro de responsabilidade civil, 12 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e oito por uso indevido do telemóvel no exercício da condução. Foram registados 55 acidentes de viação com 14 feridos leves.
Foram ainda realizadas várias ações de sensibilização. 11 no âmbito escolar, tendo sido sensibilizados 305 alunos, oito no âmbito da Defesa da Floresta contra Incêndios tendo sido sensibilizadas 186 pessoas, três no âmbito do Programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 58 idosos e uma no âmbito do Programa “ Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 29 comerciantes.