11.3 C
Caminha Municipality

Caminha: Associação Serra d’Arga começa a trabalhar em março com Caminha na presidência

Data:

A associação de municípios da Serra d’Arga, constituída por Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, começa a trabalhar em março para garantir a proteção daquele território a classificar como Paisagem Protegida.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, que no primeiro ano assumirá a liderança da associação, adiantou que o primeiro “grande desafio é a formalização da Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga”.

“É esse o grande objetivo. Será este o grande foco de atuação nos primeiros tempos desta associação”, afirmou o autarca socialista.

O processo de classificação foi iniciado em 2017, pelos municípios de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, na sequência de estudo realizado no âmbito do projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” apoiado por fundos do Norte 2020.

A Serra d’Arga, no distrito de Viana do Castelo, abrange uma área de 10 mil hectares, dos quais 4.280 hectares encontram-se classificados como Sítio de Importância Comunitária.

Hoje, à Lusa, Rui Lages explicou que “os passos formais que ainda faltam dar para a constituição da associação”, referindo-se à instalação dos órgãos sociais”, vão dar “legitimidade” à nova entidade para requerer junto do Governo a classificação da Serra d’Arga como Paisagem Protegida Regional.

“Estamos convictos que no decurso do mês de março os órgãos possam estar empossados, todos com as suas atribuições e competências e a trabalhar em prol da Serra d’Arga, na sua defesa, proteção, conservação e na realização de estudos”, afirmou.

Em setembro de 2020, os executivos municipais dos quatro municípios aprovaram, por unanimidade, a constituição de uma associação de municípios com fins específicos para garantir a gestão do território a classificar.

Segundo os estatutos da associação, constituída oficialmente, em cartório, no passado dia 28 de janeiro, a presidência será assumida pelos presidentes de câmara dos quatro municípios que a integram, de forma rotativa, anualmente.

No primeiro ano de vigência de Caminha, será o presidente da câmara municipal a liderar este ‘dossier’.

Segundo Rui Lages, “ainda faltam passos essenciais” para obter a classificação, mas “muito trabalho também já está feito”.

“Temos muitos estudos que vieram demonstrar que tínhamos razão, quando nos opúnhamos à exploração de lítio na Serra d’Arga. Estudos técnicos e científicos que demonstram que não é viável a exploração e que, a existir, iria destruir todo o ‘habitat’, a cultura, tudo o que conhecemos como sendo a Serra d’Arga, uma paisagem de excelência”, destacou.

Em fevereiro de 2022, o Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC) informou da exclusão da zona de Arga do concurso público para a pesquisa e prospeção de lítio.

O presidente da Câmara de Caminha realçou também que a criação da associação da Serra d’Arga e a classificação como Paisagem Protegida Regional é fundamental para que os quatro municípios possam concorrer a fundos comunitários destinados à sua preservação e valorização.

“Esta é uma associação que coloca a uma só voz quatro municípios. Estando unidos em torno da associação, falaremos a uma só voz, com muito mais força, não só política, mas de execução no terreno. Se todos estivermos em sintonia, teremos, como é obvio, melhores resultados. A nível de candidaturas para promover a proteção da Serra d’Arga esta articulação é essencial e fundamental”, sustentou.

De acordo com Rui Lages, durante este mês, as assembleias municipais de cada um dos quatro municípios da associação indicarão três elementos por forma a ser constituída a assembleia-geral.

“Será convocada a primeira reunião para que esses elementos possam tomar posse e elegerem os membros que irão constituir os órgãos sociais”, especificou.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...