Meteorologia: Portugal sob aviso amarelo devido ao frio

Data:

Vários distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o organismo, as temperaturas vão descer em Portugal a partir desta segunda-feira, com mínimas entre os 5º e -6º, mantendo-se tempo frio até ao final da semana.

O aviso amarelo do IPMA irá vigorar até às 07h00 de quarta-feira.

Em comunicado, o IPMA refere que o tempo frio é causado por um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende, “em crista até ao Atlântico” e “transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”.

Esta segunda-feira, de acordo com o IPMA, a “temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 5° C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6° C”, prevendo-se igualmente a formação de geada.

A temperatura máxima também vai descer, “prevendo-se na generalidade do território valores entre 10º e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5º e 10° C”.

Na região do Minho, são esperadas temperaturas negativas ao início da manhã de segunda-feira nos concelhos da região de Basto e em Paredes de Coura, havendo a possibilidade de os termómetros descerem abaixo de ‘zero’ também em Monção, Fafe e Guimarães.

Pela manhã é esperada formação de geada, em especial no interior.

Mais próximos do litoral, Viana do Castelo, Esposende e Caminha, com o clima mais temperado, as mínimas vão andar entre os 3 e os 4 graus Celsius.

Nos restantes concelhos, as mínimas variam entre os 0ºC e os 3ºC.

Já as máximas vão oscilar entre os 11ºC e os 13ºC em toda a região.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar de Nordeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Liga de Bombeiros quer criar licenciatura para acesso ao comando de corporações

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apresenta hoje um...

Incêndios: Cerca de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Cerca de 50 concelhos do interior, nos distritos de...

Investimento de 1M transforma imóveis do Estado em equipamentos culturais no Alto Minho

Os imóveis que o Estado transferiu, terça-feira, para as...