A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou entre as 20:00 de segunda-feira e as 07:00 desta terça-feira, 129 ocorrências devido ao mau tempo.
De referir que Portugal continental está desde segunda-feira a ser afetado pela depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias com previsão de baixas temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima, tendo sido emitidos avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A queda de árvores foi a ocorrência que se registou em maior número, seguido de queda de estruturas e algumas inundações, limpezas de vias e movimento de massas”
No Alto Minho foram registadas nove ocorrências.
Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo.
Para hoje o IPMA prevê a ocorrência aguaceiros, queda de neve acima dos 800 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.
Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso vermelho e laranja devido à agitação marítima e amarelo para a queda de neve e vento.
O IPMA indicou, num comunicado divulgado na sua página na internet, que os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho a partir de hoje à noite devido à agitação marítima
Viana do Castelo é um dos distritos que também está sob aviso amarelo por causa do vento forte entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.
Devido à forte agitação marítima, várias barras marítimas entre as quais a de Caminha e Vila Praia de Âncora, estão fechadas a toda a navegação.