Continua ativo mas controlado o incêndio que deflagrou ontem em Vilar de Mouros por volta das 14 horas e que depois se estendeu para a freguesia de Lanhelas e Gondarém, Vila Nova de Cerveira.
Depois de uma noite complicada, o incêndio só foi dominado durante a madrugada de hoje.
Neste momento a situação está um pouco mais calma apesar de ainda se verificarem vários focos de incêndio provocados por reacendimentos.
Em declarações à Rádio caminha, Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha faz o ponto da situação deste incêndio que envolveu um número bastante significativo de operacionais, cerca de 100, várias viaturas e dois meios aéreos que operaram ontem ao final da tarde e obrigou ainda ao corte da A28 durante várias horas.
Miguel Alves destaca o trabalho de todos que estiveram a ajudar no combate às chamas.
O fogo começou pouco depois da uma e meia da tarde em sete locais diferentes, segundo fonte dos Bombeiros. Dessas sete ignições 4 foram rapidamente debeladas e 2 um pouco mais tarde. A que restou foi a que deu origem ao incêndio que acabaria por alastrar até à freguesia de Lanhelas e que andou muito perto de habitações como relatou à Rádio Caminha Miguel Alves.
As condições climatéricas adversas, nomeadamente o calor e o vento a mudar constantemente de direção também dificultam o trabalho dos bombeiros.
Segundo a página da proteção civil encontram-se no terreno 42 operacionais apoiados por 14 viaturas.