A Comunidade Portuária, a Administração Portuária e a Câmara Municipal de Viana do Castelo voltaram a reivindicar a importância dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo junto ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e do Presidente da CCDR-Norte. A posição foi tomada depois de conhecido o documento do Governo sobre as prioridades das infra-estruturas e dos transportes em Portugal.
A reivindicação para que sejam considerados e priorizados os acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo surge depois de um encontro para analisar o documento aprovado pelo Governo sobre as prioridades para os sectores marítimos e portuários e tem em conta o facto de o porto comercial ser “um porto exportador e ser estratégico para um crescente aumento das exportações na região do Minho”.
Esta infraestrutura marítimo-portuária tem uma capacidade instalada para movimentar cerca de 900 mil toneladas de carga por ano e é, segundo fonte da autarquia local, “o elemento âncora para o desenvolvimento da região de Viana do Castelo”. “Assume-se como a plataforma de internacionalização do tecido económico desta região, sendo factor de atractividade de novas empresas e indústrias para o Alto Minho”, conclui.
Os acessos rodoviários são fundamentais para o reforço da capacidade operacional e para garantir o crescente aumento de movimento do porto comercial de Viana do Castelo, em especial nas exportações, derivado da dinâmica comercial da EUROPAC (fábrica de papel), ENERCON (fábrica de aerogeradores eólicos), da atividade da nova fábrica de cabos marítimos EURONET e ainda da carga e descarga de diversos graneis sólidos, lembram os responsáveis que agora reclamam junto dos governantes a ausência de qualquer investimento nos acesso rodoviários ao porto de mar.