11.3 C
Caminha Municipality

Viana do Castelo: Hospital distrital com aumento “significativo” de internados

Data:

“Atualmente, o número de internamentos está a aumentar de forma significativa. Na manhã de hoje (sexta-feira) tínhamos internados, em enfermaria, 45 doentes com covid-19, metade dos quais com mais de 80 anos. Na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) está internado um doente”, afirmou à agência Lusa o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos.

O responsável adiantou que, “neste momento, o grande problema do hospital de Viana do Castelo, tal como em outros hospitais do país, é o número substantivo de profissionais de saúde em baixa médica”, por infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

“Nós temos camas, dispositivos de tratamento, mas temos 60 profissionais de saúde doentes. O orgulho que temos é que até agora os profissionais de saúde têm demonstrado uma colaboração fantástica na manutenção dos rácios para responder às necessidades”, sublinhou.

O presidente do conselho de administração da ULSAM adiantou que “a atividade do hospital tem estado a funcionar praticamente a 100%”, mas não está afastada a possibilidade de “redução ou cancelamento” de cirurgias.

“Naturalmente que se entendermos que a situação pode vir a agravar-se teremos que equacionar a redução ou cancelamento da atividade cirúrgica, para fazer face a um redimensionar dos profissionais e até alocar camas. Hoje, sexta-feira, não está em causa, mas está a ser equacionado”, sublinhou.

Franklim Ramos disse estar “muito preocupado” com o impacto da Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que começa hoje, na “progressão” do número de casos de covid-19.

“Apelo à contenção dos festejos estudantis. Que haja algum cuidado. Sugiro à população mais idosa ou pessoas com doenças crónicas que se protejam, que utilizem máscaras, sobretudo em ambientes fechados, que evitem situações de grande proximidade e que mantenham a desinfeção das mãos”, destacou.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde trabalham cerca de 800 profissionais de saúde e, o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente de 231.488 habitantes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Segundo dados divulgados na quinta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Portugal ultrapassou os quatro milhões de casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia da covid-19.

Na quarta-feia, a Direção-Geral da Saúde registou no país 24.866 novos casos de infeção e 25 mortes por covid-19.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...