As três propostas dizem respeito às condições existentes nos armazéns de aprestos construídos ao abrigo de uma intervenção de 2,15 milhões de euros da Polis Litoral Norte. Em novembro passado, o Presidente da Câmara Municipal entregou aos pescadores a chave dos 40 novos armazéns de aprestos de Castelo do Neiva – Pedra Alta.
Uma das propostas diz respeito à execução das instalações elétricas e de rede de água nos armazéns de aprestos, num apoio de 35.269 euros à Associação de Armadores de Pesca de Castelo de Neiva.
Para assumir a adaptação do guincho de elevação das embarcações dos pescadores foi aprovado um apoio de 19.418 euros. Foi também aprovado um apoio de 22.397 euros para a instalação de um posto de abastecimento de combustível aos barcos. Ficou ainda deliberada a atribuição de 6.514 euros à Associação para fazer face às despesas com trabalhos de construção civil.
A Modernização do Portinho de Pesca de Castelo do Neiva representou um investimento global de 2,15 milhões de euros, com taxa de cofinanciamento comunitário de 75% ao MAR 2020. A empreitada implicou a beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.
Para tal, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo de cooperação com a Docapesca – Portos e Lotas, S.A., para garantir a gestão e manutenção dos novos armazéns de aprestos de pesca de Castelo do Neiva – Pedra Alta.