Um Centro de Rastreio de despiste rápido de covid-19, “Drive Thru”, vai começar a funcionar, na próxima semana, na Escola Superior de Saúde, em Viana do Castelo.
A informação foi avançada pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. José Maria Costa adiantou que a criação daquele centro de despiste da doença provocada pelo novo coronavírus foi comunicada hoje às comunidades intermunicipais da região norte pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
“Este despiste rápido da doença será realizado em pessoas referenciadas pelas autoridades de saúde e com prescrição médica”, sublinhou.
Nestes centros de modelo ‘Drive Thru’, os pacientes referenciados deslocam-se dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.
O objetivo destes centros é o de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais.
José Maria Costa adiantou que a criação daquele centro se integra na fase de mitigação da pandemia da covid-19, que entrou em vigor em Portugal às 00:00 de quinta-feira, por determinação da Direção-Geral da Saúde, envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado.