28.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 3 Julho, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCovid 19: Câmara garante mais de 60 refeições diárias e entrega de...

Covid 19: Câmara garante mais de 60 refeições diárias e entrega de cabazes a famílias carenciadas

Com o estado de emergência imposto pelo Governo em todo o país, motivado pela pandemia originada pelo doença Covid 19, torna-se urgente fazer chegar a ajuda ao maior número de pessoas possível, principalmente aos que mais precisam.

Com uma boa parte dos funcionários camarários em casa por causa do estado de emergência alguns ainda se encontram no terreno a trabalhar para fazer chegar apoio a quem mais precisa, nomeadamente alimentos e outros bens essenciais.

Diariamente através da cantina da Escola Básica e Secundária de Caminha que se encontra em funcionamento, a Câmara serve mais de 60 refeições a alunos pertencentes a agregados familiares carenciados. Segundo Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, é importante manter este serviço, uma vez que “garante” que essas crianças e jovens tenham pelo menos uma refeição completa por dia.

Dentro das dificuldades que temos a Câmara continua a cumprir com as suas funções. A maior parte dos nossos trabalhadores está em casa como é seu dever e direito, mas continuamos a ter que trabalhar em conjunto com as IPSS, com os Bombeiros, com a GNR, Centros de Saúde e  supermercados.

Neste momento temos a cantina escolar aberta e estamos a servir uma média de 64 refeições diárias, almoços, em todo o concelho. São maioritariamente refeições servidas a alunos pertencentes a agregados familiares carenciados, mas também estamos a servir refeições nos bombeiros puma vez que a maior parte dos restaurantes estão fechados”.

Além do fornecimento de refeições, a Câmara também está a ajudar várias famílias referenciadas no concelho, através da entrega de cabazes do banco alimentar.

Estamos neste momento a apoiar 58 famílias referenciadas no concelho de Caminha. Não temos a certeza se a ajuda está a chegar a toda a gente que precisa porque podemos não estar ao corrente de todos os casos mas também aproveito para pedir às pessoas que nos façam chegar situações que conheçam. O que peço é que entrem em contacto com a Câmara porque neste momento temos todos os meios disponíveis para fazer chegar essa ajuda alimentar a quem precisa”, garantiu o autarca.

Entretanto a Câmara criou também uma rede complementar de apoio para minimizar os efeitos da COVID 19 na população do concelho. A prioridade são os idosos em situação de isolamento.

A Rede, coordenada pelo Município de Caminha, integra um representante de cada Junta de Freguesia (Presidente da Junta), bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.

A Rede Complementar de Apoio permite que sejam assegurados diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias.

Os munícipes que possam necessitar deste apoio, poderão contactar o Presidente da Junta de freguesia da sua área de residência, ou os responsáveis da equipa técnica municipal.

Até ontem, domingo, chegaram até nós 19 pedidos de pessoas de todo o concelho, sendo que16 desses pedidos foram de bens alimentares, pessoas que nos pediram para lhe fazermos algumas compras, e os 3 restantes foi de medicamentos. Neste momento a maioria desses pedidos já foram entregues em casa das pessoas”, avançou.

Se está em casa e tem receio ou não pude sair, independentemente da sua condição financeira, pode usufruir desta rede complementar criada pela Câmara, através dos números telefones que a seguir publicamos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares

Aviso Cm Vila Praia De Âncora