13.3 C
Caminha Municipality

Viana do Castelo presente em encontro de cidades europeias que querem utilizar jogos para promover inclusão social

Data:

O Município de Viana do Castelo marcou presença no 1º Meeting URBACT Playful Paradigm Transfer Network, um encontro das oito cidades europeias que compõem um grupo de trabalho que tem por objetivo utilizar os jogos para promover a inclusão social. A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, esteve em Esplugues de Llobregat, em Espanha, para participar neste encontro que promove a partilha de experiências e adaptação de boas práticas entre países.

Recorde-se que Viana do Castelo aderiu ao projeto URBACT em 2018. O programa destina-se a promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável nas cidades da Europa, permitindo que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, através de redes, aprendendo com as experiências dos outros e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.

Viana do Castelo tem, neste momento, um grupo local – ULG -, composto por várias associações e técnicos municipais, que está a trabalhar para implementação destas boas práticas. Em fevereiro de 2020, irá realizar-se um encontro deste grupo de cidades em Viana do Castelo.

Para além da capital do Alto Minho, estão envolvidas neste projeto as cidades de Udine (Itália), Cork (Irlanda), Klaipéda (Lituânia), Esplugues de Llobregat (Espanha), Larissa (Grécia), Katowice (Polónia) e Novigrad (Croátia).

O convite surgiu da cidade italiana de Udine, que está a desenvolver um projeto denominado “The playful paradigm” com o objetivo de utilizar os jogos como uma forma flexível e inovadora de criar espaços saudáveis e sustentáveis, sendo um conceito inovador para a promoção da inclusão social, estilos de vida saudáveis, de integração de grupos de idosos e de jovens e criar maior desenvolvimento intergeracional, social e económico. Udine é a cidade líder italiana do movimento de cidades lúdicas e promove o uso de “jogos” como ferramentas inovadoras para o envolvimento dos cidadãos em diferentes idades e para promoção da saúde e sustentabilidade.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Executivo reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

O executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 15 de...

A 14.ª edição do Sonic Blast Fest vê o seu cartaz enriquecido com oito nomes de respeito

É certo que o primeiro anúncio do Sonic Blast Fest para...

A MONTANHA PARIU UM RATO, Oupas Bloco Central!

Auditoria (sentido amplo):Tem um âmbito flexível e potencialmente mais...

Município de Caminha avança com intervenção nas margens do Rio Coura

O Município de Caminha informa que foi adjudicada a...